sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Biografia de John Henry Newman, canonizado há uma semana pelo Papa Francisco

No passado dia 13 de Outubro, o beato John Henry Newman (1801-1890) foi proclamado Santo. Para explorar e apreciar melhor a sua notável figura e trajectória religiosa, Paolo Gulisano, estudioso, especialista e conhecedor de Newman, bem como da realidade anglo-saxónica em que viveu, escreveu a sua biografia, que a Paulinas Editora publicou hoje.
A publicação original italiana, lançada por ocasião da beatificação de Newman é nesta Edição Portuguesa actualizada e enriquecida com o itinerário que inspirou o papa Francisco a anunciar a canonização, em Julho de 2019.
John Henry Newman – Perfil de um buscador da Verdade oferece a riqueza de um mestre da fé que continua a ser ponto de referência num mundo inquieto, capaz de tocar as mentes e os corações dos homens de hoje com uma frescura e impacto que não se desvaneceram.

Sinopse
Paolo Gulisano, autor da presente biografia de John Henry Newman, tem sido reconhecido, frequentemente, pela sua capacidade incomum de, nas monografias sobre história do Cristianismo que publicou e de grande sucesso, ter sempre revelado aspetos pouco conhecidos. Apresenta-nos agora, aqui, mais um exemplo acabado dessa sua originalidade, em que a figura do cardeal Newman é observada pelo singular prisma de uma personalidade que parece apenas empenhada em encontrar a Verdade, que intui e que lhe ditou atitudes e opções de vida que os contextos socioculturais não faziam adivinhar como prováveis. É a mostra de um perfil humano, mas, simultaneamente, o itinerário de «uma testemunha límpida de fé» que vale muito a pena não só ser lida, mas perscrutada.
Conhece aqui outros livros recentemente publicados pela Paulinas Editora.

Sem comentários: