segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Recentes publicações com o selo da Editora Meridiano

O Choque do Futuro - As Pessoas e os Mundos, de José Maria Rodrigues da Silva
O choque do futuro, um futuro que já está entre nós, obriga a saber como é possível preservar a humanidade do homem perante as tecnologias que dominam o futuro: a robótica, as tecnologias de informação, a engenharia genética.
O que nos espera é ameaçador, sobretudo se se entender que a ordem tecnoeconómica determina a simbólica ou ético-cultural, como entendem quer o neoliberalismo dos E.U.A. quer o marxismo-leninismo.
Felizmente, eu sempre entendi que entre a ordem tecno-económica e a simbólica ou ético-cultural há relações de acção-reacção e não há determinismo. É isso que me faz feliz, pois se assim não fosse nada havia a fazer para evitar que a humanidade do homem se perdesse irrevogavelmente.
Compreende-se, pois, que termine este ensaio invocando o direito à liberdade de pensamento com recurso a uma conhecida canção da Resistência.

A Gravidez do Meu Vazio e Outros Contos, de Elisabete Lucas
Este livro de contos - de leitura intensa, que não dispensam a ironia - traz-nos narrativas cheias de vida e de morte. Também derrotas e vitórias, desvios e oportunidades. Nem sempre o que se deseja chega na medida certa.
Nem sempre o que se espera surge segundo os planos. Os imponderáveis da vida! Muitos. Interessantes. Continuidades e reviravoltas: sem elas, o que seríamos? Apenas passantes sem história e sem histórias. Vinte e cinco contos surpreendentes!
A Meridiano é uma chancela da Editora Sinais de Fogo.

Sem comentários: