sexta-feira, 5 de junho de 2020

Verão de 69 serve de pano de fundo para um novo romance exclusivo do Círculo de Leitores

https://www.facebook.com/silenciosquefalam/photos/a.657599790985188/3014662301945580/?type=3&theater
Os livros da norte-americana Elin Hilderbrand são presença constante nas listas dos livros mais vendidos do New York Times. Em Portugal, dos mais de 20 livros que escreveu (cujas acções decorrem maioritariamente na ilha de Nantucket, onde a autora vive) encontram-se publicados Segredos de Verão (Contraponto, 2009) e Descalças (Contraponto, 2010). Um novo título (publicado originalmente em Junho de 2019) desta que é mundialmente conhecida como “a rainha da leitura de praia” acaba de ser lançado pelo Círculo de Leitores. Um Verão Especial (traduzido por Ana Coelho a partir de Summer of '69) tem «vívidas descrições da música e da moda da época» e é «a leitura de praia ideal para o próximo Verão», segundo a publicação americana Library Journal.

Sinopse
Estamos em 1969 e os Levin vivem tempos de mudança. Todos os anos a família ansiava por passar o verão na casa da avó, na Baixa de Nantucket; no entanto, como em tantas outras coisas na América, este ano tudo será diferente. Blair, a irmã mais velha, vê-se presa em Boston, grávida de gémeos e incapaz de viajar; Kirby é apanhada no meio do vórtice de protestos pelos direitos civis; Tiger, soldado de infantaria, foi enviado para o Vietname; e Jessie, com 13 anos, sente se subitamente filha única e isolada naquela casa habitada pelos segredos da avó e da mãe.Enquanto o verão aquece, o Homem chega à Lua,realiza-se o Festival de Woodstock, o senador Ted Kennedy sofre um polémico acidente de automóvel e Jessie e a sua família vivem as suas próprias convulsões dramáticas, tal como o resto da nação.
Primeiro parágrafo
«Quando a notificação do Centro de Recrutamento Militar chega para Tiger, o primeiro instinto de Kate é deitá-la no lixo. Não será este o primeiro instinto de qualquer mãe americana? Fingir que se extraviara no correio? Permitir que Tiger goze de mais umas semanas de liberdade antes que o exército dos estados unidos envie nova missiva, na esperança daquela maldita guerra já haver terminado por essa altura? Nixon prometeu acabar com ela. Decorreram conversações de paz em Paris. Le Duan sucumbirá ao apelo do capitalismo ou Thieu será assassinado e alguém mais sensato ocupará o seu lugar. Francamente, Kate não quer saber se o Vietname cai nas mãos dos comunistas. Apenas quer manter o filho em segurança.»

Sem comentários: