quarta-feira, 3 de junho de 2020

Mais de 50 anos depois, é reeditado livro de poesia de Herberto Helder verberado pela PIDE

Obra proibida de Herberto Helder reeditada pela primeira vez pela Porto Editora

Apresentação do Rosto foi originalmente publicado pela Editora Ulisseia em Maio de 1968. Quase todos os exemplares foram imediatamente destruídos pela PIDE.
A presente edição, feita por iniciativa de Olga Lima, viúva de Herberto Helder, segue o texto da publicação original, corrigindo diversos lapsos e erros tipográficos assinalados pelo autor num exemplar de trabalho; não foram tomadas em conta as restantes anotações, cortes e sinais que constam desse exemplar, por não estabelecerem claramente uma nova organização do livro, indicando apenas hipóteses de alteração textual ou as referidas deslocações de fragmentos para outras obras do autor.
Esta edição foi revista por Luis Manuel Gaspar e estará disponível nas livrarias a partir de amanhã.

«Há a tentação de escrever um texto inabitável, uma espécie de mapa solitário e limpo, diante do qual o engenheiro da fábula não possa maquinar o seu empenho de aventura humana, com as palavras: aqui fica uma rua, aqui uma ponte, aqui um parque, aqui a mancha cerrada de sentimentos e ideias com o nome de bairro de gente.
Antes da escrita, alguém disse: um momento, engenheiro — eu amaria uma superfície destituída de enigmas, aonde ninguém chegasse, onde não houvesse uma casa paterna, sobretudo, e a perpetração da parábola do filho pródigo.
É um texto que se destina à consagração do silêncio, a gente já pensou tanto, já teve mãos por tantos lados, já dormiu e acordou — bom seria imaginar o espírito apaziguado, a reconciliação do pensamento com a matéria do mundo.
Mestre, não me dês um tema.
E então o texto principia a ser ferozmente habitado.
[…]»
Outra novidade da Porto Editora: Poesia Completa, de Maria Alberta Menéres.

Sem comentários: