sexta-feira, 19 de junho de 2020

«O Grande Livro das Flores», de Yuval Zommer

Editora: Bizâncio
Data de publicação: 05-05-2020
N.º de páginas: 64
Já chegou a Portugal um novo volume de uma série de livros infanto-juvenis encadernados em capa dura e de grande formato (24 x 35cm), iniciada em 2017 pela Editorial Bizâncio com O Grande Livro dos Insetos.
Com tradução assinada por Clara Alvarez, O Grande Livro das Flores segue a mesma linha editorial das obras anteriores, desta vez levando os leitores a descobrir o maravilhoso mundo das flores.
O livro abre com secções sobre as famílias e a anatomia das flores, seguindo-se páginas com factos interessantes sobre rosas, orquídeas, girassóis, estrelícias, túlipas, próteas, bromélias, entre outras.
Ficamos a saber, por exemplo que: existem mais de 3000 variedades de túlipas, de quase todas as cores; As plantas da família das próteas terão crescido ao mesmo tempo que os dinossauros, há quase 90 milhões de anos; As túlipas, os lírios e os narcisos são da mesma família das cebolas e dos alhos, e todos crescem de bolbos.
Neste grande livro para botânicos iniciantes, são também apresentadas curiosidades sobre plantas trepadeiras, malcheirosas, carnívoras e venenosas.
Nas últimas páginas deste álbum, Yuval Zommer dá dicas de como os mais pequenos podem se aventurar, com o auxílio dos pais, a criar uma mini-horta, seja ela de jardim ou de janela.
Além de toda a informação didáctica, a parte visual colorida e cativante acrescenta mais brio a O Grande Livro das Flores, um livro recomendado para crianças de todas as idades.
Já publicados deste autor encontram-se também O Grande Livro dos Animais (2018), O Grande Livro dos Oceanos (2018) e O Grande Livro das Aves (2019).

7 comentários:

Maribel Gomes disse...

Muito interessante. As cores cativam miúdos e graúdos.

Marlene Santos disse...

Adoro flores. Até eu ia gostar deste livro.

Girassol ou Solgira disse...

Lembro-me deste livro na casa de uma amiga e adorava, nunca o tive...

elisa esteves disse...

Ainda tenho o meu gostava muito!

elisa esteves disse...

Os meus filhos também leram o meu, já tem uns aninhos!

Ana Ribeiro disse...

Muito interessante! Cativa miúdos e graúdos!

Maria de Fátima Cardoso disse...

Ofereceram este livro à minha filha e é claro que EU adorei, até porque gosto imenso de flores!