quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A Dinalivro publica: Obra Poética Integral de Cesário Verde (1855 - 86): Texto Definitivo

Folhear algumas páginas

Obra Poética Integral de Cesário Verde (1855 - 86): Texto Definitivo


Ricardo Daunt

Páginas: 258
Formato: 150x240 mm
ISBN: 978-972-576-618-7
Público-alvo: Público em geral, especialmente
amantes de poesia.


Sinopse
Depois da publicação da primeira antologia de Cesário Verde organizada pelo seu amigo Silva Pinto, muitas das edições posteriores tentaram, com mais ou menos rigor, dar conta da sua poética. Consciente do significado do grande precursor do Modernismo, Ricardo Daunt, crítico literário, poeta e romancista, fez uma investigação exaustiva sobre a obra de Cesário Verde e analisou centenas de documentos originais bem como uma vasta bibliografia a seu respeito. Nesta edição crítica, apresenta-se assim a obra integral de Cesário Verde definitivamente fixada, com a produção poética revista e ordenada de acordo com a semelhança formal e temática dos poemas publicados em vida, a biografia organizada cronologicamente e toda a correspondência acompanhada por notas elucidativas.
Ricardo Daunt dedicou-se nos últimos 40 anos à investigação e à criação literária. Publicou ensaios e artigos nos principais jornais e revistas brasileiros e portugueses. É doutorado em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo com uma tese sobre a poesia de Cesário Verde; realizou dois pós-doutoramentos na área de Literatura Comparada: o primeiro sobre o Modernismo português e o segundo sobre as poéticas de Fernando Pessoa e T. S. Eliot. Foi professor convidado na Yale University e deu aulas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Escreveu romances, novelas, contos e ensaios, dedicando-se ao estudo das poéticas da modernidade luso-brasileira. Como especialista do movimento do Orpheu, publicou em formato digital Sobre o Orpheu e Orpheu: Prosa, Poesia e Arte. Tem diversos poemas seus editados em Portugal.
Obra poética integral de Cesário Verde (1855-86) é o resultado de uma tese de doutoramento e constitui um passo em frente na investigação sobre esta grande figura.
A grande mais-valia desta edição relativamente a todas as outras que já existem no mercado prende-se com o facto de o autor ter adotado um critério editorial de ordenação poética de acordo com a análise da semelhança formal e temática dos poemas póstumos relativamente àqueles que foram editados antes da morte de Cesário.
No Brasil, a presente edição é considerada uma obra de referência, que fixa definitivamente o texto de Cesário Verde.Ricardo Daunt elabora um contexto histórico que permite refletir sobre a poesia de Cesário Verde à luz do seu tempo, o que salienta ainda mais a sua dimensão de precursor da modernidade na poesia portuguesa. Além disso, enriquece este enquadramento, tal como acontece no caso das cartas, com notas de rodapé esclarecedoras.

Sem comentários: