sábado, 21 de novembro de 2015

«O Grilo Muito Silencioso», de Eric Carle

Editora: Kalandraka
Data de Publicação: 23/10/2015
N.º de Páginas: 32

A maioria dos livros de Eric Carle contém histórias simples e é através da repetição de palavras ou acções que o ilustre ilustrador dá realce às mensagens que através das obras quer transmitir aos seus leitores. Este álbum publicado no romper da década de 1990, e agora apresentado ao público português, numa tradução de Ana M. Noronha, não foge ao seu modus operandi.
«Num dia de calor, de um ovo minúsculo nasceu um pequeno grilo.» Assim tem início esta história, de um recém-nascido grilo que dada a sua fragilidade não consegue ainda cricrilar, e assim, fica impedido de interagir com outros insectos. Enquanto se desenvolve e cria aptidões próprias da sua espécie, muitos sãos os insectos amistosos, como o gafanhoto, o louva-a-deus, a lagarta, o zangão, a libélula e a borboleta, que lhe cumprimentam, mas em vão, criando no pequeno protagonista a sensação de incapacidade, de frustração.
Enquanto vamos virando as páginas de O Grilo Muito Silencioso o tamanho e a confiança do grilo vão aumentando. Numa noite, depois de o pequeno grilo friccionar as asas — é através deste gesto que estes insectos conseguem produzir som — para cumprimentar uma grila que avistou, «então ele esfregou as asas mais uma vez. E desta vez…» Será que o grilo finalmente conseguirá estridular?
Esta é uma estória que tem um desfecho encantador e… audível. A inserção camuflada de um dispositivo sonoro na contracapa do livro vai fascinar todos os pequenos e grandes leitores, aquando do folhear da última página.
O Grilo Muito Silencioso é uma obra interativa que tem por fim instruir, como por exemplo ficarmos a saber que existem 4.000 espécies diferentes de grilos e que só o macho pode emitir sons. O autor de Amigos, através das suas magníficas e inconfundíveis ilustrações que estimulam o imaginário infantil, aborda temas importantes relacionados com o desenvolvimento, como o crescimento, a noção de tempo e de proporção. Um álbum muito especial.

As primeiras páginas de O Grilo Muito Silencioso podem ser visualizadas aqui.

7 comentários:

Unknown disse...

Sem dúvida que se aprende muito com este livro!

Unknown disse...

A participar!

Teresa disse...

Os miúdos adoram Eic Carle!

Susana Sousa disse...

Recomendo! Boas leituras para todos!

elisa esteves disse...

Quando era criança havia imensos grilos perto da minha casa, fazem uma barulheira incrivel.

livingbelowtheclouds disse...

Nunca li nada de Eric Carle, mas ao ler esta opinião acho que vou oferecer este livro a uma pessoa para o Natal!

Joana Bento

Unknown disse...

Adorei o Livro. Sou uma verdadeira apreciadora de grilos quando era pquena adorava brincar com eles.Bela Obra