domingo, 25 de fevereiro de 2018

Três novos romances, entre os quais «As Sombras de Leonardo da Vinci»

Aqui Estou
de Jonathan Safran Foer
Texto sinóptico
«Aqui estou.» Assim responde Abraão quando Deus lhe ordena que sacrifique Isaac. Mas como é possível Abraão proteger o filho e, ao mesmo tempo, aceder às ordens de Deus? Como podemos nós no mundo de hoje, cumprir os deveres irreconciliáveis de sermos pais, maridos, filhos, mães, mulheres e permanecer fiéis a nós próprios? Aqui Estou é a história de uma família no limiar da crise.
Jacob Bloch vive em Washington, é escritor, descendente de sobreviventes do Holocausto, casado e pai de três filhos. Apesar dos elogios da crítica, os seus livros são um fracasso de vendas e a sua carreira como escritor começa a ser questionada. Mas há algo mais fundamental em causa: o casamento com Julia e aquilo a quer Jacob chama casa.
Ao mesmo tempo que o drama do divórcio iminente se desenrola e alimenta uma crise crónica de identidade, um tremendo terramoto destrói Israel, agravando não só uma situação política delicada como, também, o problema de Jacob e da família. A que lugar pertencemos nós, exactamente? E como podemos regressar a uma casa em escombros?

Safran Foer (o mesmo autor de Extremamente Alto e Incrivelmente Perto (Ed. Bertrand, 2012)) mergulha o leitor numa reflexão sobre amor, vida, morte, intimidade, família e tradição, a um tempo violentamente universal e absolutamente universal. Brilhante, feroz, comovente, hilariante, Aqui estou é a obra mais inspirada de um dos grandes escritores do nosso tempo.

Críticas
«Se alguém perguntar que autor deve ler para descobrir ou recuperar a alegria da leitura, terei de falar de Jonathan Safran Foer. Os seus livros são um prodígio de construção narrativa, de inteligência e de imaginação. Os livros de Jonathan são um mergulho na escuridão mas também no esplendor da natureza humana. Jonathan tem sido, nos últimos anos, a minha leitura preferida.»
José Eduardo Agualusa

«O melhor e o mais cáustico romance de Jonathan Safran Foer, tão cheio de dor e arrependimento que chegamos a ter dificuldade em conter-nos... Intensidade a cada página.»
The New York Times

«É impossível ler Aqui Estou sem reexaminarmos a nossa própria família e o lugar que ocupamos nela.»
Time

«Aqui Estou é glorioso e intenso. E é também, provavelmente, o romance literário mais divertido que alguma vez li.»
The Times

«Com este romance, Foer dá um grande passo para competir por um lugar na história da literatura... Uma atuação empolgante e magistral cuaj energia e engenho nunca esmorecem.»
Prospect


O Terceiro País
de Joan London
Texto sinóptico
Uma história de resistência e de determinação sobre a irresistível e duradoura natureza do amor e a fragilidade da vida.
Frank Gold, um refugiado de guerra vindo da Hungria para a Austrália, é apanhado pelo surto de poliomielite que atingiu aquele país em 1954.
Como tantas outras crianças é acolhido na casa de recuperação Golden Age.
É aí que encontra Sullivan, que lhe revela a poesia, e mais tarde Elsa.
Resiste ao abandono e ao isolamento daquele lugar através da poesia e do laço de paixão que o liga a Elsa.
Nesta casa parada no tempo, as crianças estão sujeitas a regras próprias que fazem de Golden Age um outro país, um terceiro país, onde todos descobrem que estão sós, numa luta de recuperação muito própria.


As Sombras de Leonardo da Vinci
de Christian Galvez
Texto sinóptico
Fruto de vários anos de investigação exaustiva sobre a vida de Leonardo da Vinci, este é um romance histórico empolgante e que mudará a opinião que todos temos do famoso florentino.
Com vinte e quatro anos, o prometedor Leonardo da Vinci é acusado anonimamente de sodomia. Depois de preso e torturado, terá de abandonar Florença e procurar o êxito noutros lugares. Mas não tardará a perceber que essa foi apenas a primeira de muitas traições e que a inveja, o medo e a incompreensão se podem esconder em qualquer pessoa.

Christian Gálvez (Madrid, 1980), é um dos rostos da televisão espanhola. Desde 2009, divide-se entre o trabalho em televisão e a investigação sobre Leonardo da Vinci, vivendo entre Madrid e a Toscana. É um mais conhecidos especialistas internacionais do artista. Além deste livro, é igualmente autor de Rezar por Miguel Ángel, Leonardo da Vinci: cara a cara, entre outros.
As Sombras de Leonardo da Vinci dá entrada nas livrarias a 7 de Março.

Sem comentários: