quinta-feira, 8 de março de 2018

«O Grande Livro dos Animais», de Yuval Zommer

Editora: Bizâncio
Data de publicação: 21/02/2018
N.º de páginas: 60
Publicado originalmente em 2016, The Big Sticker Book of Beasts, agora traduzido para português por Clara Alvarez, é um álbum ilustrado que contém informações interessantes e lúdicas sobre um leque extenso de animais selvagens.
Logo nas primeiras páginas, o autor Yuval Zommer esclarece alguns conceitos básicos sobre estes mamíferos, como às famílias que os animais selvagens podem pertencer: primatas, roedores, carnívoros, marsupiais, etc.
Tigres, leões, castores, hipopótamos, raposas e babuínos são alguns dos animais cujas curiosidades iremos ficar a conhecer acerca das suas espécies. São exemplos: os castores marcam o seu território soltando uma baba espessa que cheira a baunilha e os seus dentes são alaranjados e contêm ferro; os babuínos, além de serem muito inteligentes, partilham 91 % do seu ADN com os humanos; o rugido de um leão pode ser ouvido a uma distância de quase dez quilómetros; os hipopótamos produzem o seu próprio protetor solar.
Respostas a perguntas como as seguintes serão também desvendadas: porque têm picos os porcos-espinhos? Que nome é atribuído a um conjunto de raposas? Porque os morcegos penduram-se pelas patas para dormir? Qual o animal mais lento do mundo? E o mais rápido?
Mais para as últimas páginas deste livro escrito de forma descontraída e divertida, que a nível de composição o texto integra bem com as ilustrações, o autor alerta-nos e nos informa sobre os animais que actualmente estão em perigo de extinção, entre os quais o panda-gigante, o elefante-asiático e o lince-ibérico.
Um dos pontos mais atrativos de O Grande Livro dos Animais é o autor atribuir uma página dupla para retratar cada tipo de animal selvagem; assim, ficamos com uma visão 47cm x 34cm de ilustrações e informações sobre cada espécie selvagem.
Referir que as 64 páginas que preenchem este álbum estão quase totalmente preenchidas com tinta; é parco o espaço em branco que podemos encontrar nas páginas, um facto que torna este livro um verdadeiro regalo para a vista.
Yuval Zommer, autor e ilustrador de livros infantis altamente aclamados, cujo título de estreia em 2015 foi The Big Blue Thing on the Hill, tendo publicado também O Grande Livro dos Insetos (Bizâncio, Out. 2017), mostra-nos em O Grande Livro dos Animais uma miríade de ilustrações engraçadas, ligeiramente humorísticas e a nível técnico bem executadas.
Referir também que esta obra, que encantará tanto as crianças quanto os adultos, contou com a supervisão científica da autora e consultora de livros infanto-juvenis Barbara Taylor.

18 comentários:

Joana disse...

Livro interessante!

Alexandra Guimarães disse...

um livro muito interessante e muito bonito.

Unknown disse...

Adorei! Deve ser bem giro. Acho que os meus filhos vão adorar. Joana Pires Coelho

Unknown disse...

Os meus filhos vão adorar este livro!

Sílvia Ávila disse...

Esse livro é muito bonito e interessante.

Mazé Castro disse...

Adorava ler esse livro!

im disse...

Deve ser mesmo super giro! Tem imensa cor!

Unknown disse...

Um livro muito interessante

Unknown disse...

Um livro muito interessante 😉

Fátima Martinho disse...

o livro parece muito interessante

Marlene Santos disse...

Parece um livro muito bonito!!

Manuel Rafael disse...

Um livro muito interessante, com imagens fantásticas

Arnaldo Santos disse...

Um livro ilustrado que fazia falta em Portugal e que contém informações interessantes sobre um grande número de animais selvagens.
A não perder, para quem gosta de animais.

Catarina disse...

Adoro as imagens.

Unknown disse...

Interessante e apelativo! :) Que bom!

Daniela disse...

o livro parece-me bastante interessante

José Rafael disse...

comentario por Ana Rita Alves o meu filho ia adorar este livro ele adora animais

kassie disse...

Parece-me um livro que o meu sobrinho adoraria! Vou ficar com a referência :)