domingo, 3 de novembro de 2019

Novos livros de Isabel Allende, Mario Escobar, Michael Palin e Elton John

Um romance baseado em factos reais; uma diário de viagens; um romance; e uma autobiografia. Estes são os géneros literários dos quatro novos seguintes livros.
Um grupo de quase 500 crianças obrigadas a fugir da Espanha devastada pela Guerra Civil e a exilarem-se no México. Foi em homenagem delas que o escritor espanhol Mario Escobar escreveu o comovente romance Recorda-me, editado pela Harper Collins.
Depois dos Monty Python, Michael Palin começou uma nova carreira como escritor de viagens. As suas jornadas levaram-no a todo o mundo. Depois de Brasil (2014), O Pacífico de Lés-a-Lés (2015) e Himalaias (2016) a Editorial Bizâncio publica Diário da Coreia do Norte.
Isabel Allende propõe-nos no seu mais recente romance a sair a 7 deste mês, uma viagem através da História do séc. XX, pela mão de personagens inesquecíveis que descobrirão que numa só vida cabem muitas vidas e que, por vezes, o difícil não é fugir, mas regressar. Longa Pétala de Mar tem o carimbo da Porto Editora.
Eu, Elton John, a autobiografia do cantor de êxitos como 'Your Song' (1971), 'Nikita' (1985) e 'Can You Feel the Love Tonight' (1994) chega a Portugal a 11 de Novembro.
Um livro tremendamente humano e real que descreve as peripécias de um grupo de crianças num barco até à sua chegada ao México, acolhidas pelo governo de Cárdenas. As «Crianças de Morelia» eram um grupo de 456 menores de idade enviado de Espanha para o México em plena Guerra Civil.


Em Maio de 2018, Michael Palin, ex Monty Python, hoje um intrépido viajante, decidiu visitar a Coreia do Norte. Partiu com a equipa de filmagens para nos revelar como se vive no país mais fechado do mundo.
Neste livro partilha com o leitor talvez a mais ousada e peculiar das suas viagens.


Espanha, final da década de 1930. A vitória iminente das tropas franquistas na Guerra Civil obriga milhares de pessoas a abandonar o país, numa perigosa viagem através dos Pirenéus. Entre eles, Roser Bruguera, uma jovem viúva, e Víctor Dalmau, médico e irmão do falecido marido de Roser.
Em França, conseguem embarcar no Winnipeg, um navio fretado pelo poeta Pablo Neruda que transportou mais de 2 mil espanhóis até ao Chile – essa «longa pétala de mar, de vinho e de neve» –, onde são recebidos como heróis.
Víctor e Rosa integram-se com sucesso na vida social do país de acolhimento, durante várias décadas, até ao golpe de Estado que derruba Salvador Allende, parceiro de xadrez de Víctor Dalmau. Os dois amigos de toda uma vida voltam a ser obrigados ao exílio, mas, como diz a autora, «se vivermos o suficiente, todos os círculos se fecharão.»


À imagem da vida de Elton, não falta drama nesta autobiografia: desde as rejeições iniciais das editoras a ser considerado o artista pop mais famoso do mundo; das amizades com Jonh Lenon, Freddie Mercury e George Michael às noites loucas no Studio 54; das tentativas de suicídio à dependência que escondeu até de si próprio durante anos e que quase o destruiu.
Elton descreve de forma emocionada o processo de reabilitação, a criação da Elton John AIDS Foundation, como encontrou o verdadeiro amor ao lado de David Furnish, as férias com Versace e a participação no funeral da princesa Diana.
Excentricamente divertido mas também profundamente emocionante, Eu, Elton John levá-lo-á numa viagem inesquecível pela intimidade de uma lenda viva.

Sem comentários: