terça-feira, 5 de novembro de 2019

PIM Edições lançam um novo volume da colecção Repórter X

Depois de O Mistério da Rua Saraiva de Carvalho (2017) e Punhais Misteriosos (2018), a PIM Edições publica um novo livro de Reinaldo Ferreira, um marcante jornalista português da primeira metade do século xx e pioneiro em Portugal do romance policial. Em As Sensacionais Aventuras de Jim Joyce, o Ás dos Detetives Americanos, o autor revela todo o seu poder criativo: forja, sem esforço e ao correr da pena, mistérios aparentemente insolúveis, situações de alto risco aparentemente sem hipótese de salvação e proezas detetivescas aparentemente impossíveis de concretizar, sabendo explorar, como os melhores escribas da ficção em fascículos, o imprevisto, o sensacional, o suspense, o desfecho inesperado. Uma faceta quase ignorada do talento novelístico de Reinaldo Ferreira que este volume finalmente dá a conhecer na íntegra.
Publicadas no Brasil por volta de 1924, as dez narrativas que, tanto quanto se sabe, compõem a série As Sensacionais Aventuras de Jim Joyce, o Ás dos Detetives Americanos, até agora inéditas em livro, transportam-nos aos loucos anos 20, a uma América imaginada por Reinaldo Ferreira, pioneiro português do romance policial. Nesta edição cuidada, que conta com um texto introdutório do especialista Joel Lima, são ainda recuperados diversos materiais de época, incluindo as capas e ilustrações de Stuart Carvalhais (1887-1961) e Alfredo Morais (1872-1971) para os fascículos da publicação original daquela que deverá ser, muito justamente, considerada uma das criações mais conseguidas do mítico Repórter X.

Eis os títulos das aventuras contidas neste volume: O Mistério do Metropolitano, A Máquina da Morte, O Fonógrafo Revelador, O Telégrafo Vermelho, O Homem Imortal, O Doutor Satanás, O Crime da Mulher Loura, O Manequim Trágico, O Roubo do Banco Morgan e O Clube dos Regicidas.
Referir de Reinaldo Ferreira chegou às livrarias em Abril deste ano O Táxi N.º 9297 (Relógio D'Água).

Sem comentários: