quarta-feira, 6 de novembro de 2019

No Dia de Consciencialização do Stresse, eis uma sugestão de leitura

Hoje se celebra o Dia de Consciencialização do Stresse. Com o carimbo da Editora RH, encontra-se publicado Confronto do Stresse, Fatores Psicossociais e Saúde no Trabalho, um livro onde o autor Marco Ramos, doutorado em Psicologia, faz uma análise sobre a importância do bem-estar no local de trabalho.

Sinopse
A saúde é essencialmente a capacidade de autorregulação psicobiológica e de adaptação social. Enquanto capacidade, é uma condição de proficiência organizacional. No trabalho, a saúde joga-se na forma como lidamos quotidianamente com as contrariedades que nos perturbam. Essa forma de lidar designa-se de confronto do stresse (coping, na literatura científica). Como será o tipo de confronto do stresse que mais se relaciona com a saúde no trabalho? Poderá ele depender de fatores psicossociais, relativos à organização e realização do trabalho? Com base no estudo da realidade portuguesa do trabalho (mental e emocional), o presente livro desvenda a configuração mais salutogénica de estratégias de confronto do stresse, bem como os fatores psicossociais que mais parecem apoiar esses esforços de adaptação. Espera-se que ele possa concorrer para trabalhos mais saudáveis, trabalhadores mais capazes e organizações mais produtivas.
«Estamos perante uma obra atual, pertinente e de grande valor, pelos contributos que aporta à compreensão dos fenómenos da saúde e da doença mental no trabalho (...). As propostas que apresenta para a criação de locais de trabalho saudáveis e promoção da saúde e do bem-estar laboral são, porventura, o principal contributo deste livro para a comunidade científica e para a sociedade em geral.» Samuel Antunes (Vice-presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses)
O autor
Marco Ramos é licenciado em psicologia pela Universidade de Coimbra, mestre em psicologia clínica pela Universidade do Minho e doutor em psicologia pela Universidade de Aveiro. Além da prática clínica como psicoterapeuta, tem dedicado grande parte do seu percurso profissional ao controlo do stresse, sobretudo no domínio da saúde no trabalho. Tem escrito livros, capítulos e artigos, realizado conferências e dinamizado formações sobre o stresse e a prevenção do stresse.

Sem comentários: