sábado, 16 de novembro de 2019

Estão a chegar novos livros infanto-juvenis às livrarias

Como se Faz um Bebé?, de Anna Fiske
Tu já foste um bebé. Todos fomos um bebé um dia. Mas…como se faz um bebé?
Neste livro altamente ilustrado, a norueguesa Anna Fiske não anda com rodeios para explicar às crianças como se faz um bebé.
Oferece antes uma abordagem direta, divertida e, ao mesmo tempo, educativa para pais envergonhados e crianças curiosas.
Não é habitual ver este tipo de ilustrações não censuradas em livros para crianças. Mas há que chamar as coisas pelos seus nomes.
Estamos Todos na Sarjeta com João e Rui, de Maurice Sendak
Uma fusão invulgar de duas Rimas de Berço - In the Dumps e Jack and Guy -, reinterpretradas e imaginadas pela sensibilidade única de Sendack, põem em relevo uma sátira ao dinheiro, ao mesmo tempo que exploram temas infelizmente ainda tão atuais, como a pobreza ou a situação dos sem-abrigo.
Mantendo a rima do texto original, a deliciosa tradução de Carla Maia de Almeida envolve o leitor numa trepidante narrativa, auxiliada pelo colorido das ilustrações, que põem em cena personagens caricaturizadas e excessivas na sua expressividade, como é o caso dos protagonistas, João e Rui, ou do miúdo pobre que eles acabam por ajudar.
A joaninha muito resmungona (ed. cartonada), de Eric Carle
A joaninha resmungona nunca pede «por favor» nem diz «obrigada», não sabe o que é partilhar, pensa que é maior e melhor do que os outros, e está sempre disposta a arranjar conflitos. Seguindo a viagem da joaninha, as crianças exploram os conceitos das horas, dos tamanhos e das formas, ao mesmo tempo que aprendem boas maneiras.

O cão de Milu, de Mariann Máray
O amor pelos animais, a amizade incondicional perante a adversidade e, sobretudo, a liberdade são os valores que sobressaem na obra distinguida com o XII Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados. O cão de Milu, de Mariann Máray, é a história de uma menina e do seu muito peculiar animal de estimação, que se tornará no seu companheiro de brincadeiras.

O Pequeno Cavaleiro que Combatia Monstros, de Gilles Tibo e Geneviève Després
No reino do pequeno cavaleiro, no cimo da floresta, não existem inimigos, pelo que, o pequeno cavaleiro não tem batalhas para travar.
Passa os seus dias a ler e a plantar flores e as noites a sonhar.
Um dia acorda com umas fortes pancadas na porta do seu castelo. Os trigémeos tinham sido sequestrados!
O valente pequeno cavaleiro parte, então, para a floresta à procura dos monstros que os têm cativos.
Será ele capaz de enfrentar o monstro terrível, a bruxa malvada e o assustador fantasma, e salvar os seus súbditos?
O Melhor Presente do Mundo, de Mark Sperring e Lucy Fleming
Na manhã de Natal, resta um presente por abrir debaixo da árvore de Ema e do Urso. Para seu espanto, não é para nenhum dos dois. Imbuídos de espírito natalício, partem numa aventura para encontrar o seu verdadeiro destinatário.
Estavam longe de imaginar que, dentro do embrulho, se encontrava o melhor presente do mundo!

O Alfabeto Nojento, de David Machado e David Pintor
Uma forma divertida de aprender o alfabeto, com a ajuda do traquinas Henrique e das partidas nojentas que ele prega aos amigos e a toda a família.

Os Colegas não São para Comer!, de Ryan T. Higgins
É o primeiro dia de escola da Penélope e ela está ansiosa por conhecer os seus novos colegas. Mas fazer amigos é muito difícil, sobretudo quando todos eles têm um ar tão apetitoso.
Uma história hilariante, que se devora, destinada a leitores dos 0 aos 100 anos. Uma obra pelo multipremiado autor e ilustrador Ryan T. Higgins.
Que Grande Abóbora, Mimi!, de Korky Paul e Valerie Thomas
Um novo título de uma série consagrada, com as ilustrações verdadeiramente admiráveis e sugestivas de um grande artista. A bruxa Mimi adora abóbora, cozinhada de todas as maneiras. Por isso, decide descobrir uma forma de ter sempre abóbora à mão, para preparar os seus pratos preferidos (e do Rogério). Mas, como sempre, as coisas não correm como desejado e a Mimi vê-se a braços com uma abóbora gigante… Como irá ela resolver mais esta embrulhada? Descobre tudo no novo livro da Mimi!

O Coala Que Foi Capaz, de Rachel Bright e Jim Field
O Kevin é um coala que gosta de manter tudo na mesma, exatamente na mesma.
Mas quando um dia a mudança surge sem ser convidada, o Kevin descobre que a vida pode estar cheia de novidades e ser maravilhosa!
Dos criadores de O Leão Que Temos Cá Dentro, esta é uma história bem engraçada para quem acha que a mudança é um bocadinho preocupante.

Sem comentários: