quarta-feira, 20 de novembro de 2019

«Templários em Portugal» é um dos novos livros do Grupo Presença

Deram entrada hoje nas livrarias novos livros da Presença, Marcador e Manuscrito, editoras pertencentes ao Grupo Editorial Presença.
Memórias de um Gato Viajante, de Hiro Arikawa
Nana, que já foi um gato de rua, anda em viagem pelo Japão, mas desconhece para onde. O importante é que está sentado no banco da frente da carrinha, ao lado de Satoru, o seu querido dono. Satoru decidiu empreender esta viagem para visitar três amigos de juventude. Qual o motivo da viagem? Nana não sabe. Como reagirá o seu coração quando descobrir?
Com o pano de fundo da deslumbrante paisagem japonesa e narrado em vozes alternadas com uma rara subtileza e sentido de humor, a história de Nana é sobre a solidão, o valor da amizade e o saber dar e receber. Um livro que tem conquistado e emocionado leitores de todo o mundo através da sua mensagem de bondade e sinceridade, revelando como os atos de amor podem transformar as nossas vidas. Por vezes, é necessário fazermos uma longa viagem para descobrirmos e conhecermos melhor aqueles que estão mais perto de nós.

A Dança das Mulheres Sábias, de Clarissa Pinkola Estés
Existe uma antiga tradição húngara em que, quando uma jovem se casa, as velhas tentam distrair o noivo antes de ele chegar ao quarto nupcial. E a arma delas é a dança. Quando as mulheres que correm com os lobos atingem a maturidade, chega o momento da dança das avós. Viver plenamente, desenvolver a visão interior, ouvir a intuição é a mensagem destas anciãs que nada detém. Elas são uma fonte inesgotável de força e transmitem incansavelmente um tesouro de sabedoria.
Com uma linguagem mágica e poética, a grande contadora de histórias aborda a força de vontade e o poder irreprimíveis que as mulheres desenvolvem em anos mais maduros e que ganham vida nos mitos e lendas.

Uma Amizade Improvável - D.Maria I e Guilherme Stephens, de Jenifer Roberts
D. Maria I de Portugal era uma soberana com poder absoluto. William (Guilherme) Stephens era filho ilegítimo de uma criada da Cornualha; aos quinze anos, viajou para Lisboa para se tornar num dos mais ricos industriais da Europa. O contraste entre estas duas personagens não poderia ser maior - encontravam-se em polos opostos em todas as facetas das suas vidas - e, apesar disso, criaram uma improvável amizade no sufocante formalismo da corte portuguesa. William, homem de génio, edificou uma próspera fábrica de vidro na Marinha Grande, uma pequena aldeia mais de cem quilómetros a norte de Lisboa. A rainha D. Maria I passou ali três dias no verão de 1788, pernoitando duas noites na casa de um inglês, um homem que não só era plebeu e filho ilegítimo, mas também protestante, um herege aos olhos dos portugueses. Um livro que relata a história deste acontecimento único da vida monárquica, um vislumbre intimista sobre o mundo da monarquia absoluta, um instantâneo da vida da corte na velha Europa, apenas um ano antes de a Revolução Francesa começar a alterar radicalmente os padrões então vigentes. É ainda a história de duas personalidades extraordinárias cujas vidas tão diversas acabaram unidas num tempo de grandes tumultos da história europeia.
Templários em Portugal, de Paula Pinto Costa
Ordem do Templo não teve uma vida longa. Existiu durante quase duzentos anos (1119/20-1312), mas a curiosidade sobre esta e os seus cavaleiros atravessou séculos.
Homens de religião e de guerra aliavam à vida de oração a arte militar, em particular a guerra defensiva com o propósito de proteger os lugares sagrados da Terra Santa e os peregrinos vindos das mais longínquas terras europeias. Apoiados pelo Papa e pelas principais monarquias da época, estes freires cavaleiros, na sua maioria, ganharam respeito e prestígio e viram recompensada a sua bravura militar, com a concessão de propriedades e benesses que levaram a um poder crescente da Ordem.
Paula Pinto Costa, historiadora e professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, traz-nos uma investigação apurada sobre a presença dos Templários em Portugal. Para além das imagens estereotipadas, das lendas e dos mitos, este livro traça a história desta ordem da Idade Média desde a sua fundação até ao processo de desacreditação e ao seu desaparecimento abrupto no início do século XIV.

Sem comentários: