sábado, 23 de novembro de 2019

«O Som das Cores», de Jimmy Liao

Editora: Kalandraka
Data de publicação: 18-10-2019
N.º de páginas: 118
Depois de ter chegado a leitores de mais de dez países, como o Japão, Tailândia, Holanda, Itália e Espanha, o sexto livro a chegar a Portugal de Jimmy Liao (n. 1958), o autor asiático com maior reputação a nível internacional, encontra-se nos escaparates das livrarias desde o dia 18 de Outubro. Trata-se de um álbum ilustrado lançado em Taiwan em 2001, cujo título original (地下鐵) significa “metro”. O Som das Cores, tal como outros livros seus, como O Peixe que Sorria, já foi adaptado ao cinema (em 2003) e televisão (em 2006).
https://www.facebook.com/silenciosquefalam
Esta é a história de uma jovem cega que, na manhã do seu décimo quinto aniversário, decide libertar-se das amarras dos seus medos e aventura-se sozinha calcorrear um novo caminho. No seu imaginário, este novo trajecto afigura-se perigoso e sombrio, mas assim que começa a sua jornada de (auto)descoberta, a jovem rapariga, com o auxílio da sua bengala e espírito de coragem, vai viajando de metro em metro, de estação em estação, percorrendo lugares desconhecidos e esbarrando-se com pessoas de todo o género. Como um dos seus sentidos está em défice, todos os restantes estão muito apurados. Assim, quando esta jovem solitária se põe em situações em que é obrigada a escolher entre várias alternativas (dilemas) – pois não pode ver o mundo ao seu redor –, é com o tacto, a audição e o olfacto, e principalmente com o seu poder intuitivo e sensitivo, que ela rege os seus passos, ao longo da sua caminhada – as suas acções são cingidas pelo que vê nos olhos da sua mente –, revezando o mundo da realidade com o da fantasia. Elefantes, baleias, golfinhos, cães e borboletas vão auxiliá-la a guiar-se sem percalços na cidade-labirinto («Esta cidade magoa-me amiúde, mas depressa recupero») e a mantê-la emocionalmente forte enquanto trilha o novo percurso («Procuro a esperança com todas as minhas forças»).
https://www.facebook.com/silenciosquefalam
«Estou pronta para deixar este mundo perigoso a qualquer momento, mas a sua magia e beleza impedem-me de o fazer.»
https://www.facebook.com/silenciosquefalam
A história de O Som das Cores fornece às crianças uma visão da vida de alguém que tem uma incapacidade física, e que, com determinação e coragem consegue superar os seus receios e ultrapassar os obstáculos, que muitas vezes só existem quando pensamos neles como obstáculos e não como provações. O próprio autor é um sobrevivente de cancro, e tal como em outros seus livros, neste, ele passa uma mensagem de positivismo para quem está ou poderá vir a navegar por fases difíceis na vida.
A nível visual, podemos encontrar nas estampas a aguarela que preenchem as páginas deste álbum muita cor, padrões diversificados e os traços lineares e curvilíneos minuciosos, que bem caracterizam o estilo artístico de Jimmy Liao. As belíssimas ilustrações convidam os leitores a folhear a obra com atenção plena e a se debruçar sobre os detalhes visuais metafóricos que o autor produziu.
https://www.facebook.com/silenciosquefalam
O Som das Cores é recomendado para leitores a partir dos 9 anos, mas todos os adultos que são sensíveis à arte e à expressão plástica ficarão deliciados com este livro, que a nível de qualidade e brio narrativo e visual é semelhante a Desencontros (2014), Segredos na Floresta (2015), O Peixe que Sorria (2015), Noite Estrelada (2016) e Esconder-se num Canto do Mundo (2017).

1 comentário:

Ana disse...

A resiliência no topo da vida faz-nos avançar mesmo com medo, esse medo e fundamental porque nós põe em alerta mas a determinação em seguir faz toda a diferença!