quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Neste mês de Agosto foram editados três livros de James Allen

James Allen (1864-1912) foi escritor, filósofo e poeta britânico. Escreveu sobre temas complexos como a fé, o destino, o amor e a espiritualidade, mas teve o raro dom de conseguir expor esses temas de forma clara e simples, que qualquer leitor os pode compreender. James Allen é considerado por muitos como o pioneiro da autoajuda contemporânea e tem sido uma fonte de inspiração para autores motivacionais como por exemplo Tony Robbins.
Deste autor, chegou este mês às livrarias portuguesas, não um, nem dois, mas três livros: És Aquilo que Pensas (Ed. Lua de Papel), Os 8 pilares da prosperidade (Ed. Albatroz) e Tu és o Mestre do Teu Destino (Ed. Alma dos Livros).
Imagine que neste preciso momento um pensamento cruza-lhe a mente. Esse pensamento, de que o leitor pode ou não ter consciência, não tem corpo. Mas, tal como uma semente que é lançada ao solo e germina, vai dar origem a algo de palpável e real - não necessariamente agora, ou hoje, mas irá certamente manifestar-se em dado momento.
James Allen, pensador britânico que enfrentou duras provações na vida, cedo descobriu que os pensamentos são coisas, e que dominar os pensamentos é controlar o destino. Nesta obra visionária, o autor mostra que é possível, com paciência e dedicação, observarmos cuidadosamente o que se passa na nossa mente e intervir de modo a cultivar apenas os melhores pensamentos - e assim criarmos a vida que queremos e sonhamos.
Só será realmente bem-sucedido aquele que for profundamente honesto.
James Allen defende que a verdadeira prosperidade – que é muito mais do que riqueza material – se sustenta na nobreza do carácter, e que quem é imoral e corrupto nunca conseguirá atingir um sucesso duradouro.
Para o autor, o segredo da prosperidade está ao alcance de todos e apoia-se em 8 simples pilares que definem o carácter de cada pessoa: Energia, Economia, Integridade, Sistema, Empatia, Sinceridade, Imparcialidade e Autoconfiança. Neste livro – extremamente atual –, James Allen mostra que quem conseguir viver de acordo com estes pilares será forte, feliz, amado e bem-sucedido.
Existe, e sempre existiu, uma crença generalizada na sorte ou no destino, ou seja, num poder eterno e insondável que atribui fins bem definidos às pessoas e à humanidade. Certos acontecimentos não se podem controlar nem evitar. O nascimento e a morte, por exemplo, são inevitáveis, e muitas das ocorrências da vida parecem sê-lo igualmente.
O homem esforça-se para a realização de certos fins e, gradualmente, vai tomando consciência de um poder que parece não ser dele e que frustra os seus débeis esforços, rindo, por assim dizer, do seu empenho e dos seus combates infrutíferos.
Porém, contrariamente ao que possa parecer, o homem tem a liberdade de escolher o seu caminho e de moldar o seu destino: e os esforços pacientes e incansáveis que promove para a realização dos seus fins são declarações de consciência da liberdade e do poder.
O homem é o criador das suas próprias ações; como tal, é o criador do seu caráter; é ele quem molda o seu destino e lhe dá forma. Tem o poder de modificar os seus atos, e altera o seu caráter de cada vez que age; e, com a modificação do seu caráter para o bem ou para o mal, predetermina para si novas realidades.
Ele é o mestre do seu destino!

Sem comentários: