domingo, 30 de agosto de 2020

O livro que inspirou o filme 'Valquíria' e um livro que explica o Holocausto aos mais jovens

A extraordinária história da tentativa perfeita de matar Hitler, e que falhou, que inspirou o filme Valquíria (2008), que contou com Tom Cruise, foi publicada em Portugal em 2009 pela Livros d'Hoje. Sorte do Diabo regressa às livrarias, com o selo Dom Quixote, no final de Setembro. O autor, Ian Kershaw, é professor de História Moderna e historiador, e autor de vários livros como Hitler - Uma Biografia (2009), Até ao Fim (2012), À Beira do Abismo (2016) e Continente Dividido (2018).

A conspiração para matar Hitler de Julho de 1944 foi a tentativa desesperada por parte de altas patentes do exército alemão, liderados pelo herói de guerra Claus von Stauffenberg, de recuperar a dignidade da Alemanha e de pôr um fim à Segunda Guerra Mundial.
Aquela que ficou conhecida por Operação Valquíria seria um estrondoso fracasso e acabou com a execução sumária de todos os implicados.
Conheça esta extraordinária história - os intervenientes, motivações, planos, execução e razões do fracasso - escrita por Ian Kershaw, o maior especialista em Nazismo.


Um dos mais conhecidos autores infantis britânicos, Michael Rosen, explica aos mais novos, em Os que Desapareceram em Auschwitz, o que aconteceu durante a II Guerra Mundial através do relato do que se passou com a própria família. A obra, editada pela Oficina do Livro, chega a 29 de Setembro às livrarias. Deste autor a Caminho lançou em 2004 Vamos à Caça do Urso.

Quando Michael era criança, costumava ouvir histórias acerca dos tios-avós: um deles era relojoeiro e o outro era dentista. Existiam antes da guerra, dizia o pai de Michael, mas depois nunca mais ninguém teve notícias deles.
Durante muitos anos, Michael Rosen tentou descobrir o que realmente lhes aconteceu. Conversou com familiares, pesquisou na Internet, leu livros e fez viagens até à América e França.
A história que desvendou, de perseguição e angústia, desde então inspira a sua poesia. Neste livro, a juntar à prosa límpida de Rosen, poemas mais antigos e recentes ajudam a contar uma história verídica e extraordinária que constitui uma poderosa ferramenta para explicar o Holocausto aos mais jovens.
Conhece, aqui, outros livros sobre o Holocausto

Sem comentários: