terça-feira, 4 de agosto de 2020

Neurologista e neuropsicóloga portugueses escrevem livro sobre os mitos criados à volta do cérebro

Com prefácio de Carlos Fiolhais e posfácio de Nuno Crato, o livro Neuromitos, de Alexandre Castro Caldas, um dos mais prestigiados neurologistas da actualidade, e da neuropsicóloga Joana Rato, procura desconstruir os principais mitos criados à volta do cérebro e apresentar aquilo que realmente a ciência sabe sobre este órgão.
Neuromitos coloca em confronto a intuição e o senso comum com a realidade científica. Os autores dissecam mitos largamente difundidos, com uma autoridade que só especialistas consagrados na sua área conseguem ter, o que resulta num livro muitíssimo actual, interessante e completo. Um livro indicado para todos os que são curiosos por natureza, que têm um cepticismo saudável e que procuram saber mais, e melhor, sobre o nosso cérebro.

Será que, como se diz, usamos apenas 10% do nosso cérebro? Ou que os cérebros das mulheres e dos homens são projetados para diferentes tipos de competências? Será que pessoas mais intuitivas utilizam mais o hemisfério direito do cérebro e pessoas mais analíticas o esquerdo?
«Recomenda-se este livro a todos os detentores de cérebros, não só pela apresentação resumida e clara do exemplo da teoria das inteligências múltiplas de Gardner, mas também por outras relativas a muitos outros exemplos (...). Recomendo, em particular, este livro a professores e, mais em geral, a educadores, que são todos os pais e encarregados de educação. E, já agora, embora sejam menos, a políticos, a ver se aprendem alguma coisa, passando a acreditar mais na ciência do que em mitos.» Carlos Fiolhais

«Este livro deve ser encarado com grande seriedade. Os autores dissecam mitos largamente propalados e largamente perniciosos. E fazem-no com a autoridade de especialistas consagrados.»
Nuno Crato

Sem comentários: