quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Os ensaios da 'rentrée' da Fundação Francisco Manuel dos Santos

Psicadélicos, em Português
, de Pedro Teixeira

Sabia que o ser humano consome substâncias psicadélicas há milhares de anos? E que as chamadas bad trips (más viagens) com o uso de substâncias como LSD ou ayahuasca são, em geral, relativamente raras e fáceis de evitar e quase inexistentes em estudos científicos? Na verdade, as terapias assistidas que a elas recorrem parecem ser mais eficazes e com efeitos mais rápidos que a toma de fármacos para condições como depressão, ansiedade, alcoolismo, tabagismo e stress pós-traumático.
Estão em curso em todo o mundo, e também em Portugal, centenas de avaliações do potencial das substâncias psicadélicas, para determinar os melhores protocolos de tratamento e as práticas mais seguras na sua utilização pela população. Este ensaio faz o ponto da situação e esclarece dúvidas sobre este novo e surpreendente recurso aos psicadélicos e as suas virtudes e riscos.


Cibersegurança, de Pedro Veiga
123456? Madonna? Ronaldo? Dia e mês da data de nascimento? Não! Estes são códigos demasiado usados. Ler e responder a mensagens no smartphone sem ponderação? Não! Instalar apps só porque ouviu dizer que são giras? Não! Autorizar todos os cookies ao entrar num site ou descarregar uma aplicação? Não! Smishing, Phishing, Ramsomware, DDoS, são neologismos para designar alguns dos ataques crescentes que exploram as fragilidades de sistemas digitais.
Este ensaio explica a importância da cibersegurança, aborda problemas concretos e dá conselhos úteis. Porque os cidadãos e as empresas têm de estar mais alerta para as armadilhas que alimentam a criminalidade no mundo digital e é preocupante a dependência, e sequente necessidade de proteção, da nossa sociedade nas tecnologias digitais.


Quem Cuidará de Mim?
, Ana Paula Gil

Esta é uma interrogação comum a todos nós. Receamos o modo como vamos envelhecer e não sabemos que apoio estará disponível por parte da família, da comunidade, do Estado, das entidades privadas. O aumento da esperança de vida e a maior incidência de doenças crónicas, associados a uma menor disponibilidade familiar de cuidar a tempo inteiro, vão aumentar as necessidades de cuidados formais à população idosa. Este ensaio apresenta a atualidade dos cuidadores informais, avalia o Estatuto do Cuidador e reflete sobre o papel dos sistemas de proteção social no apoio aos cuidadores. Encontrar soluções para a crise global dos cuidados dependerá do reconhecimento do papel da família e da valorização do cuidado profissional, articulando políticas públicas de forma integrada.

Os próximos 'Retratos' da Fundação, nas livrarias a 24 deste mês
Dependência Digital; Marcas que fazem Portugal; Ruído.

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Livro-sensação polémico «Deus e a Ciência, as Provas» é editado em Portugal


A Dom Quixote publica na próxima semana Deus e a Ciência, as Provas, livro bestseller em França, dos autores Michel-Yves Bolloré e Olivier Bonnassies.

Esta obra contém um capítulo inteiro dedicado a Fátima, onde os franceses analisam as seis hipóteses possíveis do que pode ter acontecido na Cova Da Iria, no dia 13 de Maio de 1917.

«O acontecimento ocorrido nessa pequena aldeia portuguesa é único e sem precedente! São coisas nunca vistas: o anúncio com an­tecedência de um fenómeno prodigioso e inexplicável no céu, visível por todos, e que se dá realmente no local indicado à hora anunciada. Em Fátima tudo teve lugar à luz do dia, tanto no sentido literal como no sentido figurado: o país inteiro foi alertado para o prodígio que iria acontecer, os factos ocorreram a meio do dia perante milhares de testemunhas, e era impossível qualquer embuste. Tendo em conta o contexto político e ideológico do acontecimento, qualquer outra hipótese explicativa parece racionalmente impossível: eis por que ra­zão o poder de convicção do milagre de Fátima é atualmente tão forte para nós como foi para as testemunhas da época. Esse milagre ocorreu para que as pessoas cressem. Não subsiste ne­nhuma zona de sombra em relação a esse 13 de outubro excecional. Tudo ficou exposto em plena luz do dia e foi explicado em pormenor. O Sol não cegou os olhos dos que o viram dançar. Da mesma forma, pondo de lado toda a cegueira, a luz de Fátima pode permitir a cada leitor fazer uma escolha lúcida e esclarecida.»

Com prefácio do Prémio Nobel da Física, Robert W. Wilson, aqui se apresentam os avanços científicos que provam a existência de Deus. Após três anos de trabalho com mais de 20 cientistas, o livro abala muitas das convicções colectivas porque conclui que a ciência acredita em Deus e, ao longo dos capítulos, apresentam os factos que o justificam. A obra é uma viagem através da história dos avanços científicos que redefiniram a nossa compreensão da existência de Deus. 

domingo, 8 de setembro de 2024

Novo tríler psicológico de Leslie Wolfe entre as novidades de suspense a sair este mês

A Primeira Mentira Ganha
, de Ashley Elston

«Este livro tem tudo o que procuramos num thriller: identidades secretas, um patrão misterioso e um jogo de gato e rato que me fez tentar adivinhar o final durante toda a leitura.» Reese Witherspoon

«Escrever suspense psicológico desta maneira, sobretudo num livro de estreia, é absolutamente genial.» The Sunday Times

«Incrível, do princípio ao fim. Mal podemos esperar pelo próximo livro.» Publishers Weekly


Não a Deixes Ficar, de Nicola Sanders
Alguém dentro da sua própria casa a quer ver morta… mas ninguém acredita nela.
Joanne sabe a sorte que tem: vive numa casa maravilhosa, leva uma vida tranquila, Richard é um marido fabuloso e Evie, a filha recém-nascida, é tudo com que sempre sonhou. No entanto, essa tranquilidade vai ser interrompida por Chloe, a filha de Richard. A jovem não falava com o pai desde que ele casou com Joanne, há dois anos, mas regressa subitamente para fazer as pazes. Está até disposta a mudar-se temporariamente para ajudar a madrasta com a meia-irmã.
Parece perfeito, mas a adorável Chloe mostra um lado completamente diferente sempre que Richard não está por perto. Joanne vive com um medo crescente, apesar de mais ninguém se aperceber da ameaça. Estará ela a enlouquecer? Terá cometido um erro terrível ao convidar a enteada para viver com eles?
Um thriller psicológico viciante com reviravoltas surpreendentes e chocantes!


Nas Sombras
, de Tracy Sierra

Tranque a porta. Feche as janelas. Está alguém nas Sombras...

«Quem nunca ouviu ruídos estranhos durante a noite? Neste livro, esse medo torna-se realidade. É um dos melhores thrillers dos últimos tempos.» LA Times

«Um dos thrillers mais brilhantes e assustadores que já li.» Guardian



Se Eu Desaparecer
, de Leslie Wolfe

Se estás a ler isto é porque desapareci. Nesta pasta vais achar tudo o que precisas. Só tu me podes encontrar.

«Um thriller psicológico brilhante! A fusão perfeita entre um enredo bem elaborado, personagens cativantes, ritmo frenético, escrita cinematográfica e um final arrebatador.» Amazon

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Porto Editora lança o 2.º romance de Bruno Paixão


Os trinta nomes de Deus é o título do novo romance de Bruno Paixão, que reimagina a espiritualidade e a procura pela Verdade de uma maneira provocadora e contemporânea. O autor, que já foi jornalista e que actualmente é docente no ensino superior e investigador, é conhecido pela sua capacidade de fundir narrativa e reflexão filosófica. Bruno Paixão já conquistou os leitores com a sua obra anterior, Os segredos de Juvenal Papisco (Prémio Literário Luís Miguel Rocha 2021), e promete surpreender novamente com este romance que desafia as fronteiras do conhecimento. Editado pela Porto Editora, o livro já se encontra em pré-venda.

Elogios
«Num ambiente árabe de realismo mágico, Bruno Paixão enreda-se e enreda-nos nos grandes enigmas: Deus, o Universo, a Terra, a vida, o Homem. A questão de fundo é antiga, mas continua connosco: Quem somos?» Este é um romance que nos faz pensar.» Carlos Fiolhais

Texto sinóptico
Imagine um Jesus nascido nesta era, criança curiosa e filha de mãe solteira, praticante de uma fé que se afigura ambígua.
Fustigado pela avó Mohrt e pelos líderes religiosos, Ahmin Hamdan vive inquieto. Um dia, o mulá-diretor, depois de lhe negar o acesso aos «livros de ciências», açoita-o com perguntas que acabarão por lhe mudar a vida: «Sabe quem eu sou? Sabe sequer quem você é?» Sedento de respostas, Ahmin parte com o avô numa longa jornada espiritual. Ao longo da caminhada, vai encontrando personagens marcantes, como o analfabetista, o desequilibrista de circo, o nómada do rio ou o Inefável Mestre Moshe e as suas quatro mulheres.
Durante a peregrinação, Ahmin vai juntando seguidores – entre eles, Bah, uma mulher por quem se apaixona. A viagem levanta as grandes perguntas que o Homem faz desde os primórdios da civilização: quem somos? Quando morremos, para onde vamos? Se Deus é criador de tudo, criou também o mal? Pode Deus estar em todo o lado? Se Deus criou o Universo, o que fazia antes de o criar? Deus ri?
Este romance desconcertante e inspirador procura criar pontes onde tantas vezes só existem muralhas, convidando-nos a sair da esfera do mundano e a refletir sobre as grandes questões da existência.

domingo, 1 de setembro de 2024

Clube do Autor publica «Mulheres Apaixonadas», de D. H. Lawrence

Mulheres Apaixonadas
é o título mais recente da
colecção 'Os Livros da Minha Vida', da editora Clube do Autor, que conta com obras como Terra Abençoada, Retrato de uma Senhora, Madame Bovary, África Minha, entre outros.
Neste romance revolucionário, de D. H. Lawrence (1885-1930), um dos mais importantes escritores ingleses da primeira metade do século XX, o amor e a sexualidade são vividos sem preconceitos.
Este clássico moderno, inebriante e profético sobre as relações amorosas, segundo o The Guardian, «capta, de forma brilhante, o anseio por um novo mundo».
A adaptação desta história para o cinema deu-se em 1969, num filme dirigido por Ken Russell e com roteiro de Larry Kramer, tendo Glenda Jackson vencido um Oscar na categoria de Melhor Actriz.
Isabel Stilwell prefacia a obra (Women in Love de seu título original), que chega aos escaparates livreiros a 4 de Setembro.


Texto sinóptico
A distância entre o desejo feminino e as ambições do género masculino.
A história gira em torno de duas irmãs, Ursula e Gudrun, e dos dois homens com quem se envolvem, de temperamento muito diferente, mas unidos por uma sólida amizade. Ursula apaixona-se por Rupert Birkin - em muitos aspetos, o autorretrato do próprio autor, Lawrence - enquanto Gudrun se envolve de forma trágica e doentia com Gerald Crich, filho do dono da mina local.
Tendo como ponto de partida os contrastes existentes entre estes quatro elementos no que respeita à maneira de pensar, amar e sentir, Lawrence oferece-nos a imagem da futilidade e da destruição características das relações humanas.
Impresso em 1920 em edição de autor nos Estados Unidos, o romance só foi publicado comercialmente em 1921, sendo considerado pelo próprio Lawrence como a sua obra-prima. Na altura, foi descrito como um épico do vício.

Outros livros do autor
Filhos e Amantes, O Amante de Lady Chatterley, O Raposo, Amor entre o Feno.