terça-feira, 4 de novembro de 2025

Em Novembro saem novos livros de Augusto Cury e António Damásio

Em Inteligência Socioemocional, o autor e psicoterapeuta brasileiro Augusto Cury propõe estratégias inovadoras de educação emocional, inicialmente desenvolvidas para serem aplicadas em contexto escolar, para tornar os educadores capazes de formar gerações mais felizes e resilientes. Este método pedagógico tem como principal objetivo preparar crianças, jovens, pais e professores para lidar com os desafios psicológicos e sociais de um mundo que vive num ritmo perigosamente acelerado. 
Esta nova obra de Augusto Cury chega às livrarias a 6 de Novembro. 


António Damásio é um nome cimeiro da neurociência mundial e revela-nos que o desenvolvimento da Consciência é uma das mais notáveis consequências da Inteligência Natural, sobretudo nos seres humanos. A Inteligência Natural & a Lógica da Consciência, o seu novo livro,  chega às livrarias a 13 de Novembro.

«Quem imaginaria que o afeto, em geral, e os sentimentos, em particular, fabricados por obra e graça da Inteligência Natural como meio de manter a vida em criaturas simples, se tornariam, na longa trajetória do tempo, os elementos definidores da existência humana, os provedores de alegrias e tristezas, de glórias e tragédias, de valores elevados e mesquinhos, nada mais, nada menos do que o mais profundo alicerce da humanidade que habitamos e observamos?
Não haverá dúvida de que aquilo que os seres humanos inventaram especificamente e acrescentaram a este universo, desde a engenharia das coisas e dos modos de comportamento às artes e à filosofia, é bem notável.
Não obstante, tudo isso empalidece face à dádiva do afeto e, convenhamos, ao que parecem ter sido as ambições da Inteligência Natural.
Não admira, assim, que depois de ter ajudado a fundar mil e um reinos e algumas religiões, a Inteligência Natural e os seus afetos viessem, por fim, a desafiar os seres humanos, e tentar conduzi-los à descoberta das suas próprias origens e poder.
Ainda lá não chegámos, mas, por incrível que pareça, graças a esse ímpeto, conseguimos pelo menos abordar uma pequena parte do mistério — a criação da consciência — e resolvê-lo!»
António Damásio

Sem comentários: