Cláudia Pina é magistrada judicial há vinte e cinco anos, e especialista em cibercrime. José Vegar é jornalista, investigador e escritor. Escreveu, entre outros, os livros O Inimigo Sem Rosto — Fraude e Corrupção em Portugal (2003), Serviços Secretos Portugueses (2007) e O Controlo Contemporâneo e Futuro da Informação (2023). Ambos são autores de Cibercrime, uma obra fundamental para compreender uma das facetas mais populares e em crescimento do crime na actualidade.Sinopse
Em pleno século XXI, o crime mudou e os criminosos adaptaram-se a uma nova realidade, tornando-se mais astutos, ousados e sentindo-se praticamente imbatíveis. O digital ganhou relevância e protagonismo, tornando muito difícil o rastreio e descoberta de quem se oculta na rede para cometer atos ilícitos.
Cibercrime explora em profundidade as dimensões contemporâneas do cibercrime e da ciberguerra, desde as práticas mais conhecidas pelo leitor comum — ciberbullying, fraude sentimental digital, ciberviolência, abuso sexual de menores em ambiente digital, dark web e metodologias de desinformação e manipulação de informação —, às mais conhecidas pelos magistrados, polícias e profissionais de cibersegurança — criptomoedas, tecnologia blockchain, ransomware, DDO e guerra cibernética.
sábado, 29 de novembro de 2025
Um livro crucial para entender o cibercrime
publicado por Miguel Pestana
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário