(QUASE) sempre online
Como a imersão online nos deixou mais sós, ansiosos,
deprimidos e desligados do mundo real«Numa altura em que se discute, em vários países, o aumento da idade mínima de acesso às redes sociais para os 16 anos, esta obra fornece diversos elementos científicos sobre o impacto da utilização destas plataformas na aprendizagem, na violência e na saúde mental de adolescentes e jovens, contribuindo de forma significativa para esse importante debate.
[…] este livro é mais do que um alerta; é um guia lúcido para compreender as dinâmicas do mundo digital em que vivemos. O seu conteúdo não se limita a diagnosticar os problemas, mas também aponta caminhos para se desligar e viver melhor, explorando a responsabilização das plataformas digitais, dos políticos, dos pais e dos educadores, e sugerindo um equilíbrio e uma ética na utilização das novas tecnologias. Espero que a sua leitura possa ser útil para um público alargado, desde pais e educadores a profissionais de saúde, bem como para qualquer pessoa consciente dos desafios da era digital.»
Pedro Afonso é médico psiquiatra. Possui um Mestrado em Ciências do Sono e um Doutoramento em Psiquiatria e Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Foi professor convidado no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, onde coordenou a Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental (2012-2017), e professor auxiliar convidado de Psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2011-2022). Colabora como professor convidado na AESE – Business School, no programa Executive MBA.
Fundou e foi editor-chefe da Revista Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (2015-2023). É autor de várias obras de ficção e científicas, entre as quais se destacam Esquizofrenia (2010), O Sono e a Esquizofrenia (2012), Manual de Psiquiatria Clínica (2014), Quando a Mente Adoece (2015) e Dicionário de Psicopatologia (2020).
terça-feira, 25 de novembro de 2025
Psiquiatra Pedro Afonso explica no seu novo livro por que a imersão online está a adoecer a sociedade
publicado por Miguel Pestana
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário