quinta-feira, 9 de outubro de 2014

«Manhattan Boulevard» é o terceiro livro de Duarte Monteiro

Depois de em 2011 ter publicado o seu primeiro romance, Encontra-me em Nova Iorque, o autor português marcoense Duarte Monteiro (28 anos),  actualmente a residir em Berlim, volta a inspirar-se na mega metrópole norte-americana para dar vida ao seu terceiro livro: Manhattan Boulevard.

A obra, que foi apresentada ao público no passado mês de Julho, no Porto, nasceu através de uma edição de autor com a intenção de a tornar um “produto único e limitado.” O livro está, por enquanto, apenas disponível para compra através do e-mail e página do autor no Facebook (duarte.monteiro09@hotmail.com e www.facebook.com/duartesmonteiro).

Manhattan Boulevard nasce após uma experiência de seis meses do autor em Nova Iorque. A obra, nas palavras de Duarte Monteiro, reflete “a vida aos pedaços, muitas vezes suspensa entre episódios aleatórios e incompletos.” É uma viagem a “sentimentos expostos, desejos revelados e à condição humana sem maquilhagem.”
Sem caber numa obra autobiográfica nem num livro de viagem, Manhattan Boulevard é o reflexo do autor sobre a vida e as pessoas numa cidade como Nova Iorque. Em 12 histórias independentes (embora sempre com ligações inevitáveis), é possível acompanhar o personagem principal em aventuras mais ou menos improváveis, provando que o mais importante é manter o espírito aberto a novas vivências.
“Sexy, boémio, desavergonhado e forte”, assim é a escrita de Duarte Monteiro na opinião de quem já passeou pelas suas histórias.
Excerto 
«O relógio que batia de norte contava as onze e trinta e quatro da noite. Eu expelia delicadamente o fumo do tabaco para a cidade e com ele os laivos de excitação que Kim tinha povoado em mim. Dava-se naquele lugar, naquele instante, o assombro de consciência sobre as últimas semanas que tinham corrido; a ingenuidade de um homem adulto ao entregar-se a uma paixão efervescente, mas em carvão de fósforo e não na fogueira da eternidade. Kim acabaria por me queimar os dedos no momento em que me distraísse, fosse à noite entre a neblina do meu tabaco ou de dia à sombra do sol escaldante. Ao abraçar o desenlace da história fui capaz de vislumbrar as lacunas da nossa simbiose inventada - não somos capazes de o fazer na submersão do momento. Naquela noite, à porta do Gentlemen’s Club, ombros meias com o segurança de um tamanho do dobro do meu, sorri perante a evidência: sou péssimo a escolher mulheres.» 

Vídeo promocional da obra. 
O autor
Nascido em 1986 no Marco de Canaveses, Duarte Monteiro viveu treze anos na cidade suíça de St. Gallen, antes de regressar a Portugal em 1999. Licenciado em jornalismo pela Universidade do Porto, dedicou os primeiros anos da sua carreira à área da informação, com passagens pela TVI, Porto Canal, Portal Clix e o zerozero.pt. Em 2010, aos 24 anos, escreveu o seu primeiro romance Encontra-me em Nova Iorque, após uma estadia de dois meses na cidade norte-americana. Em 2013 viu publicada a segunda obra intitulada À Luz de Paris - ambos os livros tiveram o selo da Chiado Editora.


Sem comentários: