domingo, 12 de outubro de 2014

A biografia de Antoine de Saint-Exupéry está de novo nas livrarias

A biografia Antoine de Saint-Exupéry: Vida e Morte do Principezinho foi publicada no ano de 2000 pela Editorial Bizâncio, mas há muito que encontra-se esgotada. A Vogais editora acaba de disponibilizar novamente para leitura a biografia do aclamado escritor e aviador francês, publicada em 1994 pelo jornalista e escritor francês Paul Webster.
Vídeo com apresentação do livro

Antoine de Saint-Exupéry: Vida e Morte do Principezinho
de Paul Webster
Data de publicação: Outubro 2014
Páginas: 320
Editora: Vogais
Título original: Antoine De St.Exupery: The Life and Death of the Little Prince

Sinopse
Em julho de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, um avião de reconhecimento da Força Aérea Francesa desapareceu no Mar Mediterrâneo.
O corpo do piloto nunca foi encontrado. A aeronave era um dos aparelhos mais rápidos e modernos da aviação aliada, um P-38 Lightning americano. Aos comandos ia Antoine de Saint-Exupéry. A sua morte, aos 44 anos, ficou assim envolta para sempre em mistério e romantismo.
Todo o percurso de Saint-Exupéry é recheado de aventuras e episódios fascinantes, até porque a sua vida abrange os mais controversos anos da história francesa. E se por um lado era um aristocrata, com o título de Conde, que representava toda uma classe em extinção, por outro lado foi um corajoso pioneiro da aviação e um aclamado romancista, que privou com as personalidades mais importantes do século XX.
Baseada numa investigação meticulosa, esta biografia relata todos esses detalhes. Com uma escrita empolgante, revela também novas informações que irão fascinar quer os leitores mais aventureiros quer os mais apaixonados. E surpreender os fãs de O Principezinho!
Poucas personalidades do século XX inspiraram tanto a investigação por parte de historiadores e biógrafos. Esta biografia traz de volta à vida um herói, um homem apaixonado que combinou a carreira perigosa de aviador com a de autor de clássicos como O Principezinho.


O autor
Paul Webster (1937–2004), jornalista conceituado, foi, durante mais de 30 anos, o correspondente do jornal The Guardian em Paris. Embora fosse um jornalista talentoso e altamente reconhecido, ele era muito mais do que isso. Por detrás de uma grande modéstia, a sua capacidade de desbravar novos caminhos, na última década da sua vida, fez dele um autor de grande reputação, por trazer a lume uma nova e importante visão sobre os conturbados tempos da guerra em França, país que o acolheu desde 1974.
Autor de várias biografias de personalidades de renome — como é o caso de Mitterrand, L'autre histoire —, foi a biografia do autor de O Principezinho que lhe valeu a projeção internacional ao ser traduzida e publicada em diversas línguas.

Sem comentários: