quinta-feira, 2 de outubro de 2014

«Notas de cozinha de Leonardo da Vinci», uma edição da Althum.com

de Shelagh e Jonathan Routh

Data da edição: 2013
Formato: 13x19,5
Encadernação: Capa dura a 4 cores
Páginas: 320 a 1 cor
Colecção: Pequenos Tesouros
Título original: Leonardo's Kitchen note books 
Edição: Althum.com (site, facebook)

Sinopse
O presente livro revela-nos uma pouco conhecida faceta da personalidade do invulgar mestre do Renascimento: a sua devoção obsessiva pela comida, forma de a preparar e apresentar. 
Notas de Cozinha de Leonardo da Vinci trazem à luz o Código Romanoff, atribuído a Leonardo da Vinci - receitas, regras de etiqueta à mesa, anotações diversas e ilustrações revelam ser Leonardo o inventor do guardanapo, da máquina de fazer spaghetti e da Nouvelle Cuisine, entre outras coisas. Imperdível, essencial e supremamente divertido. 

De uma carta de recomendação de Leonardo da Vinci para si próprio, dirigida a Ludovico Sforza, Governador de Milão: «A minha excelência a construir pontes, fortificações e catapultas não admite comparações, e o mesmo se pode dizer de muitos outros aparelhos secretos, que não ouso descrever nesta carta. A minha pintura e a minha escultura são superiores às de qualquer outro artista. Sou superlativo a contar anedotas e a meter-me em sarilhos. E faço bolos verdadeiramente inigualáveis.»

Excertos 
«(...) se quisermos conservar a saúde, não devemos comer senão quando tivermos apetite, devendo a ceia ser sempre leve; é preciso mastigar bem e tudo quanto se come deve ser simples e cozinhado na perfeição (...)» ('Acerca dos Benefícios de uma Dieta Moderada', pp. 192-193) 

«Que outro nome se lhe deveria dar - por causa das pessoas sensíveis - a um prato que não é senão intestinos de porco fumados? Ou, do mesmo modo, teta de vitela cozida?» ('Ditos', p. 225)
«Hortelã - É um bom estimulante do apetite sexual e um reconstituinte do vigor sexual perdido. Por estas razões, os chefes militares proibiam a sua utilização por parte dos soldados em camoanha no estrangeiro, a fim de estes se mantivessem castos e assim se tornarem melhores combatentes. É igualmente eficaz contra mordeduras de cães raivosos.» ('Sobre as Propriedades Terapêuticas de Algumas Ervas Aromáticas', pp. 271-272)

Os autores
Jonathan Routh (1927-2008) foi um apresentador e actor britânico. Juntamente com a sua última esposa, Shelagh Marivin Routh, publicitária, foram os responsáveis pela perseguição da pista culinária de Leonardo da Vinci, que deu origem à revelação do chamado Codex Romanoff, a partir de uma cópia de um manuscrito com uma nota que reza assim: «Este é o texto que eu, Pasquale Pisapia, copiei por extenso a partir do manuscrito de Leonardo da Vinci, que agora se encontra no Ermitage, em Leninegrado».

Um dos vários desenhos de Leonardo da Vinci que vem no livro



Algumas outras obras (que podem ser adquiridas aqui) com o selo da Althum.com:
- O Canto da Cigarra, de Augusto Gil e Stuart de Carvalhais
- Canções para Criança, de Fernando Lopes-Graça
- Alves Redol, Fotobiografia, de António Mota Redol
- Ensaio Sobre a Inteligência, de Ishi e Francisco Amaral

Sem comentários: