sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O tão aguardado novo livro de Milan Kundera entre as novidades da Dom Quixote para Outubro

A Conversa de Bolzano
de Sándor Márai

Sinopse
A Conversa de Bolzano - mais uma das obras-primas do grande escritor húngaro - é um romance sensual e repleto de suspense sobre o sedutor mais famoso do mundo e o encontro que o irá mudar para sempre. Em 1756, Giacomo Casanova escapa de uma prisão veneziana e ressurge na pequena cidade de Bolzano. Aqui, Giacomo recebe um visitante indesejado: o envelhecido, mas ainda temível, duque de Parma, que anos antes o havia derrotado num duelo por uma dama deslumbrante chamada Francesca, tendo-lhe poupado a vida sob a condição de que não voltasse a vê-la. Agora, o duque está casado com Francesca - e intercetou uma carta de amor do seu antigo rival. Ao invés de matar Casanova de imediato, o duque faz-lhe uma oferta surpreendente, que é lógica, perversa e irresistível.
Transformando um episódio histórico numa brilhante exploração ficcional sobre a ligação entre desejo e morte, A Conversa de Bolzano é mais uma prova de que Sándor Márai é uma das vozes mais marcantes do século XX.


A Festa da Insignificância
de Milan Kundera

Sinopse
Aclamado em França e em Itália, este é o muito esperado novo romance do autor de A Insustentável Leveza do Ser, Milan Kundera, que regressa à ficção ao fim de treze anos.
Lançar luz sobre os problemas mais sérios e, ao mesmo tempo, não proferir uma única frase séria, estar fascinado pela realidade do mundo contemporâneo e, ao mesmo tempo, evitar qualquer realismo, eis A Festa da Insignificância, onde o riso, inspirado na nossa época, é cómico porque perdeu todo o seu sentido de humor.
Um surpreendente romance que coloca em cena quatro amigos parisienses que vivem numa deriva inócua, característica de uma existência contemporânea esvaziada de sentido e que que pode ser visto como um resumo de toda a obra de Kundera.


A Filha do Papa
de Dario Fo

Sinopse
No seu único romance, o prémio Nobel da Literatura Dario Fo, revela-nos toda a humanidade de Lucrécia Borgia.
Filha de um papa, três vezes esposa (um marido assassinado), um filho ilegítimo…tudo em apenas 39 anos. Assim, ante os nossos olhos desfila o fascínio das cortes renascentistas, com o papa Alexandre VI - o mais corrupto dos pontífices -, o diabólico irmão Cesare, os maridos de Lucrécia - perseguidos, mortos, humilhados -, e os seus amantes, acima de todos Pietro Bembo, com o qual partilhava o amor pela arte e, em especial, pela poesia e pelo teatro. Uma verdadeira academia do nepotismo e do obsceno, entre festas e orgias. Como hoje. Porque o romance da família dos Borgia é sobretudo a máscara do nosso tempo que, visto através do filtro daquele período, nos aparece ainda mais desolador e corrupto.
Todos peões dos jogos do poder. Uma verdadeira academia do nepotismo e do obsceno, entre festas e orgias.


Caminho Como Uma Casa em Chamas
de António Lobo Antunes

Sinopse
O livro toma como base um prédio algures em Lisboa e as «histórias» das pessoas que nele vivem, mas este é apenas um pretexto para António Lobo Antunes nos maravilhar com a sua escrita única e a sua descida cada vez mais fundo ao que de mais íntimo há em cada um de nós.


A Toupeira
Trilogia Karla - Volume I
de John le Carré

Sinopse
Smiley e a sua gente deparam-se com um extraordinário desafio: uma toupeira - um agente duplo dos soviéticos - conseguiu infiltrar-se e ascender ao mais alto nível dos serviços secretos britânicos. A sua traição comprometeu já algumas operações vitais e as suas melhores redes.
A toupeira é um dos seus. Mas quem?
Clássico de John le Carré que redefiniu o thriller de espionagem, A Toupeira foi adaptado ao cinema num filme realizado por Tomas Alfredson, com um elenco de actores que inclui Gary Oldman na personagem de George Smiley, Tom Hardy e Colin Firth.


As Notícias
de Alain de Botton

Sinopse
Raramente pensamos no impacto que as notícias têm nas nossas vidas. Neste livro esplêndido, Alain de Botton submete vinte e cinco notícias-padrão - desde um acidente aéreo a um assassinato, passando por uma entrevista a uma celebridade e por um escândalo político - ao pouco habitual intenso escrutínio da análise.


Idade Média III
Castelos, mercadores e poetas
de Umberto Eco

Sinopse
De 1200 a 1400: no período que é definido por Baixa Idade Média, um novo impulso expansivo, juntamente com a ideologia das cruzadas, conduz o Ocidente à conquista do Oriente. A cidade cresce; a arquitectura, a arte e a literatura experimentam uma intensa vontade de renovação e abertura.
A esta época de progresso segue-se um período de guerra e carestia: a Guerra dos Cem Anos, a peste, as revoltas dos camponeses, reprimidas em sangue. Apesar disto, encontramos aqui as sementes do Renascimento, que vai atingir toda a sua expressão na Europa de Quatrocentos.

Mais informações sobre estes e outros livros da Dom Quixote, aqui.

Sem comentários: