quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Livros de dois escritores mexicanos são publicados pelas Edições Parsifal

Outubro é o mês mexicano nas Edições Parsifal. A primeira de duas obras a serem publicadas, À Mesa com Frida Kahlo, é destinada aos amantes da cozinha mexicana e apreciadores da arte irreverente e surreal de Frida Kahlo. O livro de Luz Martínez é apresentado hoje às 18h30 na Embaixada do México em Lisboa, por Benito Andión.
O outro livro, que chega às livrarias a 22 de Outubro, O Exército Iluminado, é da autoria de um dos escritores mais originais da década de (19)90 e um dos autores mais representativos e originais das novas letras latino-americanas.

À Mesa com Frida Kahlo
de Luz Martínez
Data de publicação: 8/10/2014
Páginas: 200
Editora: Parsifal
Sinopse
Em poucos países a história estará tão representada na gastronomia como no México. À enorme diversidade de sabores, cores e ingredientes da cozinha pré-hispânica, juntou-se uma variedade de pratos resultante do contacto com os espanhóis, originando uma gastronomia rica, variada e mundialmente reconhecida.
Também a cultura está muito presente na cozinha mexicana, sendo Frida Kahlo um exemplo particularmente cativante. A grande pintora gostava de cozinhar à maneira antiga e usando métodos tradicionais, organizando longos serões com pratos que deliciavam não só o seu amado Diego como também os inúmeros amigos que acorriam à Casa Azul.
Em À Mesa com Frida Kahlo, cada receita é apresentada de uma forma clara, desde a sua preparação até ao acto de servir, e enriquecida com sugestões e truques. Ao longo do livro, os leitores podem conhecer igualmente a história de alguns ingredientes, utensílios ou pratos mexicanos, bem como aspectos da vida e a obra da artista. Desta forma, são apresentadas algumas curiosidades sobre o seu percurso, reproduzidos com uma explicação alguns dos seus principais quadros e apresentada uma cronologia com os momentos mais relevantes da vida de Frida Kahlo. O resultado é um livro inovador e surpreendente que fará as delícias de qualquer amante da cozinha e da grande pintora mexicana.

«Doutor, se me deixar beber esta tequila, prometo não beber no meu funeral.»  
Frida Kahlo

A autora
Luz Martínez nasceu em 1980, na cidade de Pachuca, capital do estado de Hidalgo, México. É licenciada em Relações Internacionais pela Universidad de las Américas, na Cidade do México. Durante quase uma década, participou ativamente em projetos de desenvolvimento e campanhas de sensibilização junto de comunidades indígenas, o que a levou a conhecer toda a extensa República Mexicana.
Participou ainda em projetos envolvendo as comunidades migratórias mexicanas, dedicando particular atenção à problemática fronteiriça envolvendo os Estados Unidos. Integrou também equipas de trabalho de planeamento de políticas públicas.
Em 2010, ingressa no Servicio Exterior Mexicano, o que a estimula a estudar mais profundamente a diversidade e a riqueza do seu país. Atualmente, desempenha funções na Embaixada do México em Lisboa. Além do gosto de viajar, de ler, de pintar ou de estar com os amigos, a cozinha é a sua grande paixão.


O Exército Iluminado
de David Toscana
Data de publicação: 22/10/2014
Título original: El Ejército Iluminado
Tradução: Helena Pitta
Páginas: 184
Editora: Parsifal
Sinopse
Romance inquietante, irónico e comovente, onde os fracassos das personagens os transformam em verdadeiros heróis, O Exército Iluminado ilustra o génio literário de David Toscana, confirmando-o como um dos mais originais escritores dos nossos dias.

Excertos

«Ublado diz que lhe fascinou a história do padre sobre o corpo que morre e liberta
um fumo invisível que voa até um sítio de nuvens azuis e rostos felizes onde terá de viver para sempre. Mas repararam que falava a sério? Deviam enviar esse padre para o instituto.» (p. 81)
«Fecha os olhos e aperta as pálpebras. Um, dois, três… perde a conta no seis. Um, dois, três… agora perde-a no cinco. Apercebe-se de que oito e onze começam pela mesma letra, talvez a chave esteja aí; embora recorde vagamente que os números e as palavras têm pouca relação.» (p. 97)
 
O autor
David Toscana nasceu na cidade de Monterrey, México, em 1961. Licenciado em
Engenharia Industrial e de Sistemas, a sua obra tem sido alvo de inúmeras distinções e está traduzida em alemão, árabe, inglês, sérvio e sueco. Frequentemente comparado pela crítica a Paul Auster, David Toscana é, com justiça, considerado um dos autores mais representativos e originais das novas letras latino-americanas.
É autor das obras Las bicicletas (1992), Estación Tula (1995), Historias del Lontananza (1997), Santa María del Circo (1998), Duelo por Miguel Pruneda (2002), El último lector (2005), El ejército iluminado (2006), Los puentes de Königsberg (2009) e La ciudad que el diablo se llevó (2012). Em Portugal publicou pela Oficina do Livro O Último Leitor (2008) e Santa Maria do Circo (2010), romance adaptado para o cinema com estreia mundial prevista para 2015.
© Jaime Rivero

Críticas da imprensa internacional
«Um escritor inquietante, impidioso e espectacularmente singular… Sábio e poderoso.»
Publishers Weekly

«David Toscana merece um lugar junto dos grandes nomes da literatura latino-americana como Gabriel García Márquez e Jorge Amado.»
New York Times Book Review


Sem comentários: