terça-feira, 25 de setembro de 2018

Patrick Modiano e Jojo Moyes são autores em destaque entre as novas publicações do Grupo Porto Editora

A Assírio & Alvim publica a 27 de Setembro o primeiro volume da Obra Poética de António Ramos Rosa, que reúne os poemas publicados entre 1958 e 1987. Obra Poética I foi organizada e revista por Luis Manuel Gaspar, com a colaboração de Agripina Costa Marques e Maria Filipe Ramos Rosa.

«É muito nítida a importância das imagens de árvores e da palavra “árvore” nos poemas de Ramos Rosa. […] Num dado momento ou numa longa maturação, a poesia de Ramos Rosa tornou-se expressão irreconciliável da luz e da sombra, do aqui e do retorno, do sentido e do sem-sentido. Porque as linhas do sem-sentido se cruzam e destecem o poema. […] Ramagens são dispersão, imagens moventes, imagens que se desprendem. Será esse o essencial da poesia de Ramos Rosa: persistir na perplexidade diante do que se apresenta, abanar a árvore das imagens, para que estas se desprendam dos ramos (da ordem) e se alterem, independentemente do sentido, se alterem para que o tecido do poema não seja um muro de palavras.»
Silvina Rodrigues Lopes


No próximo dia 1 de Outubro, a Porto Editora publica O meu coração entre dois mundos, de Jojo Moyes, autora bem conhecida dos leitores portugueses. Neste romance, a autora britânica dá vida, uma vez mais, a Lou Clark – a personagem de Viver depois de ti e Viver sem ti -, através de uma história que nos fala de lealdade, escolhas e, sobretudo, esperança.

Quando Lou Clark chega a Nova Iorque está convencida de que vai conseguir recomeçar uma nova vida e sente-se confiante para enfrentar todos os desafios, apesar dos milhares de quilómetros que a separam de Sam. Lou está determinada a aproveitar o mais possível a situação em que se encontra – vive e trabalha em Manhattan para uma família super-rica e vê-se inserida na alta sociedade nova-iorquina. E é assim que conhece Joshua Ryan, um homem que lhe traz recordações do passado. Em breve, Lou ver-se-á perturbada por aquele encontro, o que a leva a questionar-se sobre quem é a verdadeira Lou Clark e como poderá reconciliar as duas partes de um coração separado por um oceano.


Lembranças Adormecidas é o título do primeiro livro que Patrick Modiano escreveu após ter recebido o Prémio Nobel da Literatura em 2014. O livro é lançado pela Sextante Editora a 4 de Outubro.

Neste livro, Patrick Modiano evoca o destino de seis mulheres, seis silhuetas encontradas e depois perdidas pelo narrador nos anos sessenta.
Romance de aprendizagem, romance sobre a memória, meditação brilhante sobre a repetição, na vida e na literatura.


A 4 de Outubro chega às livrarias o livro Agon, de Luís Quintais, que reúne um conjunto de antigos poemas reencontrados pelo autor, que aqui colocou em diálogo com outros poemas seus, de hoje. Nesta obra, com chancela Assírio & Alvim, podemos ler: «Os poemas contidos nesses cadernos têm, à data de publicação deste livro, mais de trinta anos. Metáforas arqueológicas, declinações agonísticas, perseguições e interpelações várias, adquiriram a configuração que se apresenta.»
__
Novidades Editora Livros do Brasil

Sem comentários: