segunda-feira, 29 de abril de 2019

«Uma Gaiola de Ouro», de Camilla Läckberg

Editora: Suma de Letras
Data de publicação: 11/04/2019
N.º de páginas: 408
Depois de ter publicado mais de dez romances policiais, que somaram mais de 20 milhões de cópias em 60 países, Camilla Läckberg, uma das mais brilhantes escritoras de língua sueca da actualidade, saiu da sua zona de conforto e escreveu o seu primeiro tríler psicológico.
A tradução para português foi feita a partir do texto original, En bur av guld, e é assinada por Elin Baginha (a mesma tradutora de O Castigo dos Ignorantes, dos autores suecos Michael Hjorth e Hans Rosenfeldt).
A história deste romance é ambientada em Fjällbacka e Estocolmo, é contada em vários tempos e tem como casal protagonista Faye e Jack Adelheim, que se conheceram quando eram estudantes de Economia e Gestão. Treze anos volvidos, e com uma filha pequena, ambos mantêm-se unidos, e perante a elite de Estocolmo, são vistos como o casal-sensação. Ele, é dono de uma empresa de sucesso que fundou com o apoio de Faye, é milionário e um dos homens mais cobiçados pelas mulheres. Ela, é inteligente e perspicaz, e por imposição de Jack, nunca seguiu uma carreira. Com o passar dos anos, Faye tornara-se submissa e subserviente, não ousando contrariar nunca as decisões do marido.
Ela é também uma mulher que esconde um passado familiar pesaroso, nem à sua melhor amiga, Chris, confidenciara os acontecimentos que a fizeram abandonar a cidade onde crescera.
«Quando alguém perguntava sobre a minha família, eu respondia simplesmente que os meus pais tinham morrido.»
No final da primeira das três partes do livro, esta mulher casada, humilhada e prostrada, desesperadamente apaixonada, é obrigada a reagir ferozmente perante um acontecimento que para ela é inadmissível, num casamento.
A respirar liberdade, após aberta a portinhola da gaiola em que esteve enclausurada durante muitos anos, Faye ressurge das cinzas — que nem uma Fénix — e fica pronta para a guerra.
«O ódio era familiar e seguro. Embrulhava-a num casulo quente, dava-lhe um objectivo e um significado, dava-lhe novamente um ponto de apoio. Ia dar uma lição a Jack. Ia levantar-se outra vez.
Uma Gaiola de Ouro é um tríler intenso, de leitura inquietante e surpreendente, que tem uma protagonista inesquecível (por bons e maus motivos). Abordando temas como a infidelidade, o sexo, a fraude e vingança, Läckberg inebria o leitor página após página, e o fulgor só culmina após lido o final imprevisível. Muitas mulheres podem se rever em muitas das passagens deste livro; muitos homens também.
«Quantas vezes na sua vida já foi enganada por um homem?» Esta é uma das perguntas que podemos ler nas derradeiras páginas de Uma Gaiola de Ouro. Mas outras perguntas ficam a deambular em nossa mente, após fecharmos este romance que tem um forte cariz feminista. Por exemplo: Até onde uma pessoa pode ir para se vingar? Todos os fins justificam os meios?

10 comentários:

André Silva disse...

Parece ser ótimo.

Marlene Santos disse...

Adorava ler porque j´s li os livros anteriores desta autora....

Marlene Santos disse...

Adorava ler porque j´s li os livros anteriores desta autora....

Fátima Penedo disse...

Estou curiosa por ler este livro...obrigada pela partilha <3

Alexandra Guimarães disse...

Gostava de ler este livro (ainda não li nenhum livro da autora). A maioria das opiniões que li sobre o livro são positivas, embora também tivesse lido uma ou outra opinião de leitores que ficaram desapontados.

Sílvia Caseiro disse...

Parece ser um livro bastante interessante :)

JULIO PROENCA disse...

Adorei esta leitura, como não estava à espera de outra coisa, já que já li as anteriores obras desta escritora e nunca me desiludiu, bons momentos de leitura garantidos. Recomendo :)

kassie disse...

Gosto muito desta autora e estou bastante curiosa com este livro!

Marcos Silva disse...

Adoro este gênero de livro. Esta autora tem ótimas referências.

Vida A' Rosa disse...

Estou a ler o meu primeiro livro desta escritora - "O Domador de Leões" - e a adorar este tipo de policial.