quinta-feira, 24 de outubro de 2019

«Um Mundo Cheio de Histórias de Animais», de Angela McAllister e Aitch

Editora: Jacarandá
Data de publicação: 02-10-2019
N.º de páginas: 130
A presente antologia colectada pela escritora britânica Angela McAllister, reúne 50 histórias infantis sobre animais, pequenos e grandes e de todas as espécies, de todo o mundo. São contos e fábulas que entrelaçam o lado do mito com o da lenda, apresentando belas heroínas, poderosos heróis e todo o género de criaturas estranhas e mágicas.
Em cada conto, o leitor fica a saber a origem do mesmo: de que país a narrativa é oriunda e de que fonte provém. Além disso (o que vem pôr o leitor geograficamente bem situado enquanto vai folheando as páginas), as histórias estão separadas tendo em conta os 6 Continentes.
‘As dez crias de avestruz’ é um dos contos provenientes de África, mais precisamente do Quénia, e fala-nos de uma avestruz e das suas dez crias, que enquanto a progenitora se ausenta do ninho para ir buscar alimento, os filhotes desaparecem. Esta história termina com uma leoa ladra a olhar para um buraco vazio.
Nas páginas 22 e 23 está um conto tradicional da Índia, sobre um homem sábio que viajava pelo mundo montado num elefante e que encontra seis irmãos cegos, que lhes pergunta «O que é um elefante?» Após cada um irmão tocar numa parte do portentoso mamífero, eles começam a brigar…
A história ‘Asa de águia e o búfalo’, oriunda da América do Norte, fala sobre um búfalo que tinha poderes espirituais, que os usa para transformar montanhas e castigar caçadores.
De 1966 e a perdurar até aos nossos dias vem neste livro uma história do Peru, que tem como protagonistas uma rã, que não suporta olhar o seu reflexo no riacho porque nascera diferente dos outros seus espécimenes, e uma pastora, que fica serva de uma ave, um condor. Esta é uma história mágica sobre uma troca de identidade.
Em duas páginas duplas (86 a 89) vem narrada uma história europeia datada de 1843: ‘O rouxinol’. «Na China, havia um imperador que adorava rodear-se de coisas bonitas.» A moral desta fábula é de que a liberdade é um bem precioso e que nem o ouro pode comprá-la.

Da Austrália há um conto tradicional que nos prende a leitura, de tão singelo que é. Fala-nos de uma magia que fez com que todos os cangurus nascessem com um “avental”.
Estes são apenas 6 da meia centena de belos contos, lendas e mitos didácticos incluídos em Um Mundo Cheio de Histórias de Animais (tradução de Paula Caetano), um álbum que contém belíssimas ilustrações em aguarela e guache da artista romena Aitch (Mădălina Andronic).
Este é um livro que concilia com brio a parte escrita com a parte visual. Em cada uma das histórias, a ilustradora soube captar a essência de cada narrativa; a sua criatividade e precisão ao retratar pessoas e animais, faz as histórias sobressaírem da página. Referir que há um lado sombrio e gótico (uma característica no trabalho da artista) em algumas estampas, onde manchas a preto preenchem o fundo das ilustrações.
Esta é, portanto, uma leitura surpreendente e divertida, para crianças e adultos.
De Angela McAllister encontram-se publicados em Portugal vários livros infantis, como Pequena Demais? (Minutos de Leitura, 2015) e Já Sou Grande, Mamã! (Livros Horizonte, 2006).

7 comentários:

André Silva disse...

Muito interessante.

Arnaldo Santos disse...

Um excelente livro com 50 histórias para juvenis que também serve para graúdos. Aconselho vivamente a lerem.

Maribel Gomes disse...

Livro interessante. Muito educativo.

Tita disse...

Um livro interessante para partilhar com os mais pequenos .

Viktoriya Limonova disse...

Gostei imenso, achei super interessante e espero que mais gente concorde!

Lúcia Brandão disse...

Um livro que certamente todos iriam adorar aqui em casa! :)

Marcos Silva disse...

Um livro bastante interessante.