segunda-feira, 26 de abril de 2021

Em Maio são lançados novos livros de não-ficção cujas histórias têm Auschwitz com elo de ligação

A 3 de Maio a Editora Vogais vai publicar Na Orquestra de Auschwitz, uma história real sobre sobrevivência e o poder da música.
Enviada para Auschwitz em 1943, Elsa Miller sobreviveu ao campo de extermínio devido ao seu talento. Como violinista, teve a «oportunidade» de se juntar à orquestra feminina do campo, regida por Alma Rosé, sobrinha do famoso compositor Gustav Mahler. É este o segredo que Jean-Jacques Felstein, o filho de Elsa, descobre muito tempo após a morte prematura da mãe, que nunca lhe revelara nada acerca do seu passado.

Outra história verídica, também sobre o Holocausto, chegará às livrarias a 13 de Maio. Um Longo Caminho em Auschwitz é um poderoso testemunho e uma sentida mensagem de esperança.
Max Eisen nasceu em 1929 na pequena vila de Moldava nad Bodvou, na antiga Checoslováquia. Cresceu no seio de uma numerosa família judaica, da qual foi afastado aos quinze anos, quando o destino os levou para Auschwitz. Sobreviveu ao processo de seleção e foi recrutado para trabalho escravo naquele famigerado campo de concentração. Após ficar gravemente ferido por um dos guardas das SS, um médico polaco salvou-o da morte certa e ofereceu-lhe emprego no hospital, prolongando assim as suas expectativas de sobrevivência.

Sem comentários: