terça-feira, 13 de abril de 2021

«Sobreviventes» é o título de dois livros recentes: um romance e um livro sobre o Holocausto

Sobreviventes - A Vida das Crianças Após o Holocausto conta, pela primeira vez a partir da sua perspectiva, a história das crianças que sobreviveram ao trauma do Holocausto. Como é possível dar um sentido à vida quando não se sabe de onde se veio? Esta foi uma questão premente para os mais jovens sobreviventes do Holocausto, cujas memórias antes da guerra eram vagas ou inexistentes. Rebecca Clifford segue as vidas de uma centena de crianças judias depois dos escombros do conflito através da sua idade adulta até à velhice, revelando as lutas que travaram para serem capazes de se chamar de "sobreviventes". Desafiando as nossas concepções sobre trauma, a narrativa poderosa e surpreendente de Clifford ajuda-nos a compreender como foi viver depois ? e viver com ? infâncias marcadas pela ruptura e pela perda. O livro tem merecido grande destaque na imprensa britânica e internacional.

Rebecca Clifford é doutorada pela Universidade de Oxford e professora de História Europeia Moderna no País de Gales. Este seu livro já recebeu inúmeras nomeações.

Como chegámos a este ponto? Como pudemos nós os três, que éramos como um só na infância, afastar-nos tanto uns dos outros? Quando nos tornamos estranhos? O que aconteceu?
Três irmãos regressam à casa de campo junto ao lago onde, duas décadas antes, um terrível acidente mudou as suas vidas para sempre. Levam com eles as cinzas da mãe, cujo último desejo os apanhara de surpresa: sempre pensaram que ela desejaria ser sepultada ao lado do falecido marido. Benjamin segue ao volante, conduzindo o carro e os irmãos numa viagem através do tempo, até uma época em que eram crianças entregues a si mesmas, perante a indiferença dos pais. São agora adultos. Três estranhos, inevitavelmente unidos por uma história comum de lutas pela atenção do pai e pelo amor imprevisível da mãe. O falecimento da mãe traz velhos traumas à superfície, e a tensão entre os irmãos aumenta. Que segredo terá ficado enterrado no seu passado?

Alex Schulman é um escritor e jornalista sueco. Sobreviventes, o seu quinto livro e primeiro romance, marca a sua estreia internacional. Os seus direitos foram vendidos para mais de 30 países.

Sem comentários: