quarta-feira, 21 de abril de 2021

Livro de memórias sobre a Duquesa de Windsor, a americana, que tal como Meghan Markle, abalou a monarquia britânica

Wallis Simpson foi uma americana da alta sociedade que conheceu o então príncipe de Gales e o herdeiro da coroa, Edward VIII, por meio de um amigo em comum. Edward VIII se tornou rei em Janeiro de 1936 e nesse ano abdicou dos seus deveres reais para se casar com Wallis Simpson.
Este caso foi o único outro precedente monárquico semelhante ao de Harry e Meghan. Como Markle, Wallis Simpson também era americana e divorciada, e se apaixonou por um herdeiro da coroa britânica.
Durante muitos anos, Diana Mitford (1910-2003) foi amiga e vizinha do Duque e da Duquesa de Windsor. No livro A Duquesa de Windsor - Memórias de uma amiga, que chegou recentemente às livrarias, Diana Mitford partilha com os leitores algumas das suas memórias sobre a americana divorciada que abalou a monarquia britânica nos anos 30.

Sinopse
Amiga íntima do Duque e da Duquesa de Windsor, Diana Mitford era convidada habitual nas suas festas em Paris ou no «Moulin» em Orsay, onde eram vizinhos. Escrevendo com o seu estilo inimitável – extremamente inteligente, divertido e observador –, Diana Mitford pinta um extraordinário retrato da sua amiga, que é simultaneamente extremamente vívido e realista no que toca aos seus defeitos. O que é que cativou tão profundamente o Rei Eduardo VIII e o levou a abdicar, de modo a poder nunca se afastar dela? É esta a pergunta a que Diana Mosley tenta responder, e para a qual estará talvez mais qualificada do que qualquer outra pessoa, visto o seu amor por Sir Oswald Mosley, líder dos fascistas britânicos, por quem ela deixou o seu primeiro, e imensamente rico, marido.

Sem comentários: