segunda-feira, 12 de abril de 2021

Livro de José Sócrates «Só Agora Começou», entre as novidades da Actual Editora

Das próximas publicações da Actual Editora, fazem parte Só Agora Começou, livro de José Sócrates prefaciado por Dilma Rousseff (à venda a 15 deste mês), e Pense Pela Sua Cabeça, do Professor na Universidade de Harvard Vikram Mansharamani (chega dia 22 às livrarias).

Excerto
«Comecei a escrever este livro em março de 2018 e ter-minei-o a 17 de setembro desse ano, dia em que o dei como pronto para publicação. Uma semana depois realizou-se o sorteio que determinou Ivo Rosa como juiz de instrução. Pela primeira vez o processo marquês iria ter um juiz. Decidi então não o publicar, prometendo a mim próprio fazê-lo quando a fase de instrução terminasse. (...) Nada possuir e a nada estar agarrado — eis a melhor posição no combate.»

Excerto
«Na origem deste livro está um artigo que escrevi para a Harvard Business Review intitulado "All Hail the Generalist". Esse pequeno texto tocou num ponto nevrálgico e incitou milhares de leitores a fazer comentários. Alguns exprimiam raiva, outros gratidão; no entanto, todos demonstravam um certo grau de envolvimento.A essência da minha mensagem era que a nossa paixão pelo conhecimento altamente especializado foi longe demais. A especialização da sociedade e a sua compartimentação produziram uma amplitude de visão reduzida em quase todos os sectores da vida. O futuro, sugeri no artigo, pode vir a pertencer àqueles que possuem não só a aptidão para gerar informações especializadas, mas também para as interligar. Quem tem uma visão abrangente e recorre a um conhecimento especializado apropriado quando é necessário provavelmente irá ditar o futuro.Numa época em que o conhecimento especializado parece ser a fonte de maior rendimento, maior prestígio e uma via rápida para uma vida melhor, o que eu sugeri foi provocador.»

Sem comentários: