quarta-feira, 21 de abril de 2021

Novidades d'A Esfera dos Livros

Além dos livros de Puericultura Castigar Não é Educar e Dormir Sem Lágrimas, e do livro de memórias A Duquesa de Windsor, eis outras três recentes publicações a cargo da editora A Esfera dos Livros.

A Geometria Divina
O que é que têm em comum músicos, matemáticos, arquitetos, pintores, desenhadores, engenheiros, biólogos, filólogos, geólogos, sacerdotes e místicos? O facto de todos – quer o saibam, quer não – serem geómetras. Num mundo como o atual, em que o saber está dividido e especializado em excesso, a capacidade integradora da geometria é o melhor caminho para chegar a um conhecimento universal, único e verdadeiro. Não é em vão que a realidade é geométrica, e desvendar o seu mistério permitir-nos-á compreender a ordem que rege o universo.
Que sentido têm os números? Em que é que consiste a proporção áurea? E o número Phi? E as «séries de Fibonacci»? Qual é a origem da escala musical? Que conhecimento se oculta por detrás da construção das pirâmides do Egito, dos templos gregos ou das basílicas cristãs? O que é que simboliza o famoso «Homem de Vitrúvio» de Leonardo da Vinci?
Jaime Buhigas inicia-nos de forma singela e amena à divina geometria, e ajuda-nos a responder a todas estas interrogações e a diversos enigmas históricos de grande interesse. «Não entre aqui quem ignore a geometria», podia ler-se na porta da Academia de Platão. Para aceder a este livro não é preciso saber o que quer que seja. Basta ter vontade de aprender.

Jaime Buhigas Tallon gosta de contradições e peca por ser desordenado e pouco pontual. Ainda assim, se bem que tarde, sempre acaba por chegar. Em geral, a máxima «quem muito abarca pouco possui», característica daqueles que como ele estudaram arquitetura, adapta-se-lhe na perfeição.
É um viciado dos Caminhos de Santiago e crê que o mundo pertence, antes de mais, aos viajantes. Nutre uma verdadeira paixão pela geometria sagrada, que até agora tem divulgado em aulas e conferências. Este livro reúne a sua visão clara da fascinante estrutura que rege tudo aquilo que vemos, somos e fazemos neste universo de que participamos.

Breve história de Inglaterra
«Jenkins sente um fascínio contagioso pelos ambientes de Inglaterra». The Times
«Uma narrativa viva e confiante desde a aurora saxónica… até David Cameron». Financial Times
«Jenkins tem um olhar jornalístico para detalhes irresistíveis… Alegra-me que finalmente tenha surgido um guia de leitura rápida que abarca toda a história de Inglaterra». History Today

Simon Jenkins é o autor dos sucessos de vendas England’s Thousand Best Churches e England’s Thousand Best Houses, ex-editor do The Times e do Evening Standard e colunista do Guardian.


Judeus portugueses na América
A Liberdade, que desde 1886 recebe de chama na mão quem se aproxima de Manhattan, guarda aos seus pés a memória de uma diáspora com origens no outro lado do Atlântico. Emma Lazarus, a autora do poema gravado no pedestal da estátua, conseguia recuar a sua ancestralidade até um judeu de Lisboa que, em 1738, chegara naquela mesma cidade de Nova Iorque. Mas a história dos judeus portugueses na América do Norte havia começado bem antes, quando, em meados do século xvii, o navio St. Catrina aportou em Nova Amesterdão, trazendo a bordo 23 refugiados do Recife. A gesta continuou ao longo das décadas e séculos seguintes, repleta de personagens inolvidáveis. Do rabino patriota ao príncipe mercador, do herói revolucionário ao daguerreotipista do Faroeste, da matriarca que escrevia poemas ao médico que catalogava as maleitas da Virgínia, este livro revisita estas e outras histórias de judeus portugueses que marcaram os primórdios dos Estados Unidos da América.

Carla Vieira é investigadora de pós-doutoramento no CHAM – Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e membro da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste. Nos últimos anos, tem centrado a sua pesquisa em torno da diáspora sefardita e das relações luso-britânicas no século XVIII.

Sem comentários: