segunda-feira, 31 de maio de 2021

Estão a chegar livros de psiquiatra austríaco e de psicóloga alemã

Fazem parte dos próximos lançamentos da Lua de Papel, chancela da LeYa, os livros Conhecer, Amar e Curar sua Criança Interior, da psicóloga alemã Stefanie Stahl, e A Voz que Grita por um Sentido, do criador da Logoterapia e autor de A Falta de Sentido na Vida. O primeiro será publicado no dia 8; o segundo, a 15 de Junho.

Conhecer, Amar e Curar sua Criança Interior
Como redescobrir o nosso eu mais autêntico e feliz

Todas as experiências que vivemos na infância, boas ou más, deixam marcas em nós. Podemos não ter consciência, mas elas ficam gravadas para sempre no nosso inconsciente. É isso a nossa criança interior, que mais tarde se manifesta na nossa vida adulta, de formas inesperadas e inexplicáveis. O modo como nos zangamos com uma afronta mínima, ou como vamos abaixo com a crítica ou rejeição, tem (quase) sempre uma justificação que radica no passado.
Felizmente, há um caminho concreto e seguro para superar o lado menos bom da infância; reencontrar o caminho para casa, para esse lugar seguro onde nos sentimos protegidos e acarinhados faz-se criando uma ponte que nos permita reconciliarmo-nos com a nossa criança interior, com as suas cicatrizes e desejos profundos.
Stefanie Stahl, de longe a mais conhecida psicoterapeuta alemã da atualidade, trabalha num método de reconciliação há mais de 25 anos. Ajudou milhares de pacientes a aceitarem a sua criança sombra e a desenvolverem a sua criança sol. Para isso sugere um método prático, com exercícios simples, pequenas meditações e diálogos, que permitem reencaminhar a nossa criança interior de regresso à casa onde se sente segura.
Escrito numa linguagem tão acessível como reconfortante, Conhecer, Amar e Curar a Sua Criança Interior é uma obra transformadora. Traduzido em 26 línguas, já vendeu mais de 1,5 milhões de exemplares, só na Alemanha.

Outro livro que pode interessar: Abraça a Criança que Há em Ti

A Voz que Grita por um Sentido
Como redescobrir a dimensão humanista da Psicoterapia

Nos anos 30, com o aumento em massa de suicídios entre os jovens universitários em Viena, um jovem psiquiatra austríaco propôs uma terapia inovadora: ajudar os estudantes a encontrar um sentido para a vida. Nascia assim a Logoterapia, que o autor comprovou de forma terrível no campo de concentração de Auschwitz: os prisioneiros que sobreviviam não eram os mais fortes fisicamente, mas aqueles que vislumbravam um sentido para a existência.
Viktor E. Frankl, que relataria a sua experiência no livro O Homem em Busca de um Sentido, assistiu no pós-guerra ao crescimento económico da Europa e previu que, à medida que as pessoas vissem as suas necessidades básicas satisfeitas, começariam a esquecer-se do sentido da vida, e que isso acabaria por levar a um enorme vazio existencial.

Neste livro (textos de 1947 a 1977) o autor vem contrariar esse vazio reafirmando os valores humanistas que se foram perdendo. O autor procura (re)encontrar o que temos de mais humano em diferentes expressões da cultura humana. Percorre a filosofia, a moralidade, mas também temas fulcrais para a psicologia, como o sexo ou a literatura, à procura daquilo que faz de nós humanos.
A Voz que Grita por um Sentido quer devolver um rosto humano à psiquiatria e evidenciar o que cada um de nós tem de único e individual. E reforça a crença do autor de que num mundo confuso, só em nós próprios encontraremos um farol e um rumo para a vida.

Sem comentários: