segunda-feira, 24 de maio de 2021

Mais de 50 especialistas contribuíram para a edição de «Manual de Psicologia da Saúde»

Com coordenação de José Pais Ribeiro, Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, e da Psicóloga clínica e da saúde Isabel Leal, coordenadora do livro Psicoterapias (2018), chegou recentemente às livrarias Manual de Psicologia da Saúde (520 pp.), uma edição a cargo da Pactor.

Texto de apresentação
A Psicologia da Saúde é uma das áreas de aplicação mais dinâmicas da Psicologia, quer do ponto de vista da intervenção clínica e direta em hospitais, centros de saúde, clínicas e outras estruturas similares, quer do ponto de vista da investigação e do ensino.

A Psicologia da Saúde pode ser definida como a agregação dos contributos educacionais, científicos e profissionais, específicos da disciplina da Psicologia para a promoção e manutenção da saúde, para a prevenção e tratamento das doenças, para a identificação dos correlatos etiológicos e diagnósticos com a saúde, doença e disfunções associadas, e para a análise e melhoria do sistema de cuidados de saúde e definição da política da saúde.
Escrito por 60 especialistas, e para dar uma visão completa e essencial sobre a Psicologia da Saúde, surge o presente livro que se apresenta como um recurso obrigatório para estudantes e profissionais de Psicologia, bem como para outros profissionais com interesse no tema.

Alguns conteúdos que podemos encontrar nesta obra:
Saúde e Doenças;
Modelos e Teorias; Exercício Físico e Saúde Mental; Sexualidade e LGBT; Adições; Stress; Infância e Adolescência; Menopausa e Andropausa; Cuidados Paliativos; Literacia em Saúde; Intervenção Hospitalar e em Centros de Saúde.

Sem comentários: