quarta-feira, 5 de maio de 2021

Susanna Tamaro está de regresso com «Uma Grande História de Amor»

Desde 1999 que em Portugal a Editorial Presença publica a obra da escritora italiana Susanna Tamaro. Após O Teu Olhar Ilumina o Mundo (2019), o seu mais recente livro chega hoje às livrarias. Uma Grande História de Amor é um romance poderoso e pleno de sabedoria - capaz de apontar o caminho para o renascimento que todos procuramos.
Que laços se criam entre as almas? Quanto podemos mudar, perante o destino, que une e separa?
Edith e Andrea ? ela, uma jovem progressista; ele, um capitão muito rigoroso ? encontram-se por acaso num ferryboat entre Veneza e a Grécia. O que parece um evento insignificante muda a vida de ambos… para sempre.
Primeiro, vem a recusa: como podem eles, pessoas tão diferentes, sentir-se atraídos um pelo outro? Depois, as várias fases de um amor inicialmente clandestino, as aventuras de uma longa separação, o perigo de um segredo, uma felicidade inesperada e uma grande provação. E, por fim, a ilha cheia de vento e de luz, para onde os dois se mudam depois de recuperarem uma velha casa abandonada. A ilha onde agora Andrea se encontra sozinho. Porém, os diálogos verdadeiramente importantes nunca se esgotam: enquanto cuida do jardim e das abelhas da amada mulher, Andrea continua a falar com Edith. Conta-lhe, com ternura e paixão, a grande história de amor que os uniu. E promete-lhe que encontrará a filha, Amy, que há muito cortou relações com os pais. Será possível recomeçar, redescobrir a família, apesar da tristeza e das verdades difíceis?
Quando parece que perdemos a capacidade de nos surpreender, de procurar a luz, de cuidar, será que o nosso coração se calou ou seremos nós que não sabemos ouvi-lo?

Citação
«Sem confronto, não há conquista. Sem conquista, não há hipótese de construir um destino.»

Sem comentários: