terça-feira, 1 de novembro de 2022

Romance bestseller da americana Hanya Yanagihara, é a grande aposta da Presença para este mês


Com tradução de Miguel Romeira, será publicado, pela Editorial Presença, em meados deste mês, «um dos mais desafiadores, perturbadores e comoventes romances do século XX».
Uma Pequena Vida
venceu o Kirkus Prize em 2015 e foi finalista do Man Booker Prize desse ano. Hanya Yanagihara (n. 1974) é editora e escritora americana. É autora de vários livros, entre os quais The People in the Trees, Salman Toor e To Paradise.


Elogios da imprensa internacional
«Este romance pode deixar-nos perturbados, consumir-nos, tomar conta da nossa vida - e há, no meio da brutalidade, beleza.» The New Yorker

«A inteligência da escrita e a profundidade são notáveis. Este é o livro que anuncia a chegada de um novo e grande nome ao romance.» The Wall Street Journal

«Um livro incomparável, único, cuja leitura nos devasta - e o nosso coração sai maior destas páginas.» The Guardian

«Uma Pequena Vida toca-nos, perturba-nos, transcende-nos.» The Washington Post

Texto sinóptico
Este é um dos mais espantosos, desafiadores, perturbadores e profundamente comoventes romances publicados nas últimas décadas: um épico sobre o amor e a amizade no século xxi, que visita alguns dos lugares mais assustadores onde a ficção já se aventurou; um livro que, desafiando explicações e todas as probabilidades, emerge do lado da luz.
Quatro colegas de uma pequena universidade do Massachusetts mudam-se para Nova Iorque para começar a vida adulta. Sem dinheiro e em busca de um caminho, contam apenas com as suas ambições e com a amizade que os une. Bonito e generoso, Willem tenta vingar como ator; nascido em Brooklyn, inteligente e mordaz, por vezes cruel, JB quer afirmar-se como pintor na cena artística de Manhattan; Malcolm é um arquiteto frustrado com o seu trabalho num ateliê de renome; e Jude, brilhante, enigmático e fechado, é o centro de gravidade do grupo.
Ao acompanhar os quatro amigos durante décadas, vemos como as suas relações se aprofundam e ensombram, marcadas pela dependência, pelo êxito e pelo orgulho. Porém, o seu grande desafio, compreenderão eles, é Jude, que se torna um advogado temido pelos seus pares, mas que é um homem cada vez mais destroçado, física e psicologicamente marcado por uma infância inimaginável e perseguido por um passado traumático que teme jamais conseguir ultrapassar.
Numa escrita resplandecente, magnífica e assombrosa, Hanya Yanagihara compõe um hino trágico e transcendente ao amor fraternal, revela o sofrimento e o desgosto de forma ímpar, e retrata a tirania da memória e dos limites da capacidade humana para resistir.

Sem comentários: