sexta-feira, 25 de novembro de 2022

«O Rapaz Natal da Loja de Brinquedos dos Irmãos Claus», de David Litchfield

Editora: Fábula
Data de publicação: Novembro de 2022
N.º de páginas: 48

Há cerca de um ano, apresentou ao seu clã de leitores O Urso, o Piano e o Concerto da Pequena Ursa, o desfecho da célebre trilogia ‘O Urso e o Piano’. Agora, o premiado autor e ilustrador inglês David Litchfield oferece a miúdos e graúdos uma história alusiva ao Natal. «O Nicolau nasceu rodeado de amor.» É tomando conhecimento deste facto importantíssimo para o saudável desenvolvimento de qualquer criança, que começamos a entrar nesta estória. Além de amor, também teve muitos brinquedos, ou não fossem três dos seus tios - conhecidos como os Irmãos Claus -, fabricantes e vendedores de brinquedos. O tio João fazia os brinquedos, o tio Luís testava-os e o tio Daniel “acrescentava” magia a eles.
No final da adolescência, o protagonista começou a trabalhar na Loja dos Brinquedos da família, atendendo pais e filhos. «Cada brinquedo feito pelos Irmãos Claus tinha um brilho especial que resplandecia quando encontrava a criança certa para si».

Todos os dias a loja era visitada por crianças, que lá iam com os pais. Mas nem todas tinham possibilidades para adquirir um objecto para brincar. Amiúde, Nicolau avistava no lado de lá da montra meninos e meninas curiosos, mas assim que ia ao encontro deles, estes fugiam. Num dia de véspera de Natal, Nicolau fechou a loja mais cedo e decidiu seguir estas crianças envergonhadas e foi parar a um sítio escuso, cuja única luz existente era a que os pirilampos, que por lá pairavam, emitiam.

Nicolau ficou sensibilizado por tomar conhecimento da pobreza em que viviam esse grupo de crianças e, imbuído pelo espírito natalino, fez um pedido aos tios…


«(…) por vezes, quando parece que perdemos toda a esperança, um amigo pode ajudar-nos a encontrar luz na escuridão.»

O Rapaz Natal da Loja de Brinquedos dos Irmãos Claus é um livro onde o autor infunde mensagens de solidariedade, esperança e amizade. As ilustrações, com cores de toda uma paleta, combinam o traço e coloração livre finalizados por meio digital - um modus operandi artístico presente nos trabalhos deste aclamado autor. Este é um álbum ilustrado que não vai desiludir nenhum pequeno ou grande leitor.
David Litchfield tem seis livros publicados a solo. Como ilustrador, participou em diversas obras também infanto-juvenis, escritas por autores como Smriti Halls, Ross Montgomery e Anne Booth.

Sem comentários: