quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Livros do Brasil reedita livro da escritora Prémio Nobel de Literatura 2022

Após ter publicado em Setembro O Acontecimento, a Livros do Brasil reedita
Uma Paixão Simples (título traduzido para português por Tereza Coelho em 1993). Annie Ernaux, escritora distinguida com o Prémio Nobel de Literatura 2022, é actualmente uma das vozes mais importantes da literatura francesa, destacando-se por uma escrita onde se fundem a autobiografia e a sociologia.

Sinopse
De um lado, uma mulher culta, independente, divorciada e já com filhos adultos. Do outro, um homem casado, estrangeiro, mais jovem, por quem ela perde completamente a cabeça. E por quem espera, dia após dia. Se o tema parece trivial, não o é, de todo, o modo como os dois anos que dura esta «paixão simples» são contados: no seu estilo frontal, acutilante, despido de vergonhas e julgamentos, Annie Ernaux desfoca a linha ténue entre ficção e autobiografia e põe na voz da narradora as confidências da história de uma relação que toma conta de tudo, que extasia e rebaixa, fonte da maior felicidade e da mais dolorosa solidão. Viver algo assim será, talvez, o maior privilégio da existência.
Lançado em 1991,
Uma Paixão Simples surpreendeu o panorama literário francês, quebrando os estereótipos do romance sentimental pelo seu erotismo e pela sua honestidade. Em 2020, foi adaptado ao cinema por Danielle Arbid.
Elogios da imprensa
«Só uma grande autora podia escrever um livro assim, misto de diário ("não conto uma história") e bloco de notas, 70 páginas de uma crueza desarmante: "Não quero explicar a minha paixão […] quero, simplesmente, expô-la." Notável.»
Eduardo Pitta, Sábado

Conhece aqui outras publicações lançadas recentemente pela Livros do Brasil.

Sem comentários: