sexta-feira, 25 de abril de 2025

Edições Piaget publicam antologia poética de A. Oliveira Cruz

Com o selo das Edições Piaget, que desde 1988 têm sido sinónimo de rigor, qualidade e inovação, assumindo-se como um espaço de encontro entre leitores ávidos por conhecimento e grandes pensadores contemporâneos, foi publicado recentemente Ergue-te em Hino à Vida!... Vida una... universal!... nosso Bem Supremo! Esta obra do poeta A. Oliveira Cruz celebra a conexão entre gerações e a beleza da vida partilhada. Cabe agora ao leitor descobrir, ao longo de 1732 páginas, a inspiração e a sabedoria que atravessam gerações...

Texto sinóptico
Esta volumosa antologia poética acerca da temática da Vida, é extraída da extensa Obra, que o autor, A. Oliveira Cruz, nos apresentou e agora oferece à reflexão e ao Sentir mais profundo que nos fundamenta e vivifica.
Aclamar e enaltecer a importância sagrada da vida - nomeadamente a Vida Humana - é um Valor que esteve sempre presente na poesia do autor desde o seu primeiro verso.
Poder-se-ia mesmo afirmar que todos os poemas que enformam a sua Obra integral comungam deste mesmo princípio.
Nesta poesia, a arte da palavra confunde-se com a arte de viver e de pensar, assentando a sua essencialidade na tríada da vida, do pensamento e da acção. Enfim, toda esta obra ingente nos revela que exaltar a vida é o passo definitivo que vem afirmar o poder irradiante dessa mesma vida, e que na arte poética se encontra a chave que a converte numa força imortal. A arte poética está, assim, aberta a todas as possibilidades. A vida eterna será a sua mais fecunda possibilidade.

O autor
António Oliveira Cruz nasceu em Viseu, em 1945. Formou-se em Filosofia pelo colégio Maior Redentorista, em Valladolid e obteve a licenciatura em Filosofia na Universidade de Lisboa. Membro Fundador de múltiplas instituições e centros de carácter social e educativo, nomeadamente do Instituto Piaget a que presidiu e onde codirige o Centro Internacional de Investigação, Epistemologia e Reflexão Transdisciplinar. Preside igualmente a Associação
Piaget Internacional (AsPI). Em 1988, começou a editar a obra poética que tem vindo a fazer desde a adolescênia (são exemplos Meditações Poéticas - Poética do Tempo, Poeta Deus Adão, cinco volumes de Obra Poética - A. Oliveira Cruz e os títulos da colecção 'Haï-Cantos', como os seguintes: Mar-ao-Leme (Vol. I), Silêncio ao Vento (Vol. IX), Canto Inaudito (Vol. X) e ... Entre Luz e Sombra! ... (Vol. XX).
Ergue-te em Hino à Vida!... Vida una... universal!... nosso Bem Supremo! é a sua mais recente obra.

Sem comentários: