sexta-feira, 11 de abril de 2025

Bertrand Editora publica «Maria da Fonte», de Camilo Castelo Branco


No ano em que se comemora o bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, a Bertrand Editora publica Maria da Fonte, uma das obras menos conhecidas do escritor. A escrita emocional do autor mistura rigor histórico com uma visão pessoal, proporcionando uma experiência literária profunda.

Camilo Castelo Branco, um dos escritores mais férteis do século XIX, deixou uma marca indelével na literatura portuguesa. Com esta nova edição de Maria da Fonte, a Bertrand Editora contribui para a redescoberta de um dos textos menos conhecidos do autor, mas de grande importância histórica e literária.

Sinopse
Camilo Castelo Branco, um dos escritores mais férteis da literatura portuguesa, destacou-se pela sua vasta produção literária. A sua obra é marcada pela profundidade emocional e pelo olhar atento aos dramas humanos. Em 1884, Camilo publicou o livro Maria da Fonte, uma obra histórica que descreve a revolta popular de 1846 no Minho, na qual ele próprio participou. A obra, dividida em quatro partes – «Marias da Fonte», «Casimiro, o presbítero», «O Miguelismo» e «Epistolário, pedreiros-livres, etc.» – retrata a trajetória da revolta, a participação ativa das mulheres nesse movimento, as ações do padre Casimiro José Vieira que as liderou e o confronto entre miguelistas e liberais. Para escrever esta obra, que mistura o relato histórico com um toque pessoal, Camilo baseou-se nas suas memórias da revolta e no livro do padre Casimiro sobre o tema.

Outros livros do autor
: No Bom Jesus do Monte (Opera Omnia); A Viúva do Enforcado (Sistema Solar); Onde Está a Felicidade (Guerra e Paz).

Sem comentários: