terça-feira, 22 de abril de 2025

Toda a verdade sobre a história de Rabo de Peixe


Após editar Rabo de Peixe (2024), o livro oficial da série portuguesa mais vista de sempre, a Contraponto editores publica a 8 de Maio Rabo de Peixe - Toda a verdade.

Antonino Quinci, o traficante que naufragou na actual Vila de Rabo de Peixe, uma freguesia do concelho da Ribeira Grande, em São Miguel, nos Açores, em 2001, com 700 quilos de cocaína é o protagonista do livro. Durante a investigação para o livro, o autor Rúben Pacheco Correia entrevistou Quinci numa prisão no Brasil. É nesta conversa que ficamos a saber pormenores inacreditáveis que nem os jornais, nem a televisão, nem a série revelaram.

Do traficante aos pormenores mais incríveis, este livro revela o que os jornais, as televisões e a série nunca mostraram. E se a verdadeira história de Rabo de Peixe for ainda mais rocambolesca do que aquela que é contada na série da Netflix?

«Um livro que tem, todo ele, a idiossincrasia de ser escrito por um ilhéu. Um livro que se lê com gosto e só se pode elogiar, pelos factos, pela temática, pelos envolvidos, pela sua singularidade». Luís Marques Mendes

Texto de apresentação
No dia 6 de Junho de 2001, Antonino Giuseppe Quinci, o protagonista da história que mudou o destino de várias gerações de rabopeixenses, aportou na vila, depois de ter escondido, pela costa de São Miguel, mais de 700 quilos de cocaína.
O açoriano Rúben Pacheco Correia empreendeu uma longa viagem à procura da verdade dos factos, assim como dos protagonistas de carne e osso, da história que inspirou a série. Sem saber até onde o iria levar a investigação a que se dedicou durante quase dois anos e que o fez viajar até à Itália e ao Brasil, o autor, conhecido gastrónomo e comentador televisivo, partiu com o desígnio de fazer justiça à verdade e também à vila onde nasceu em 1997.
Passados mais de vinte anos, o país e o mundo podem, finalmente, conhecer o rosto dos protagonistas reais e as suas histórias, inéditas e peculiares, que se desenrolaram naquele trágico ano e que mudaram, para sempre, o destino de Rabo de Peixe.
Será que, realmente, as pessoas panaram peixe com a cocaína do traficante italiano? Fizeram linhas de campo de futebol com a droga? Houve, de facto, algum padre que sofreu uma overdose? E, afinal, quem era e onde está o protagonista de todo este desastre? Como fugiu da prisão? E quem são os demais envolvidos nesta história?
Neste livro, Rúben Pacheco Correia leva o leitor a sentir-se parte da investigação, fá-lo vibrar a cada pista conseguida, levantar voo a cada viagem, e concluir que, nesta história, a realidade supera mesmo a ficção.

Lançamentos de Abril da Contraponto Editores, aqui.

Sem comentários: