quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Livro de Urbano Tavares Rodrigues inaugura nova colecção da Guerra & Paz

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e a Guerra e Paz Editores apresentam um livro que é uma justa homenagem a Urbano Tavares Rodrigues – ao homem e ao escritor –, falecido a 9 de Agosto deste ano.  

Urbano Tavares Rodrigues: O Livro Aberto de Uma Vida Ímpar tem como corpo central da obra uma longa entrevista de vida e obra. Pela voz de Urbano Tavares Rodrigues – num diálogo com José Jorge Letria - somos levados a viajar pela sua infância, pela vida no Alentejo, pelo curso de letras, o jornalismo, a vida em Paris, a amizade com Álvaro Cunhal e muitos outros pormenores e aspectos que marcaram de forma indelével a vida e a obra do escritor.
Urbano Tavares Rodrigues: O Livro Aberto de uma Vida Ímpar
Diálogo com José Jorge Letria
128 páginas
Não Ficção/Biografia
Nas livrarias a 26 de Setembro
Guerra e Paz | o fio da memória
Co-edição Sociedade Portuguesa de Autores

Com este livro, a SPA e a Guerra e Paz Editores dão início a uma colaboração conjunta que, para além de futuras iniciativas, se concretiza na criação da colecção “o fio da memória” de que este Urbano Tavares Rodrigues: O Livro Aberto de Uma Vida Ímpar é o primeiro número.

Nas palavras do seu presidente, José Jorge Letria, “a SPA, nesta colecção, cumpre uma parte importante da sua missão, a de preservar para as gerações futuras a memória das diferentes facetas da cultura portuguesa, desde a pintura à cultura. Nos livros desta colecção, traça-se o perfil profundo de grandes criadores, ao mesmo tempo que fica feito o retrato do ambiente social, político e cultural da época em que se inserem”.

Manuel S. Fonseca, administrador editorial da Guerra e Paz Editores, afirma que “a possibilidade de participar numa iniciativa com estas características é um estímulo e corresponde à vocação de uma editora que, ao longo destes anos, publicou Augustina Bessa-Luís, Paula Rego, Jorge de Sena e Eduardo Prado Coelho”.

A SPA e a Guerra e Paz Editores planeiam editar cerca de quatro livros por ano nesta colecção, prevendo-se que os próximos títulos de o fio da memória sejam entrevistas de vida e obra ao ensaísta Eduardo Lourenço e ao artista plástico Cruzeiro Seixas.

Sem comentários: