terça-feira, 3 de setembro de 2013

«O Crânio De Castelão», um romance policial escrito por múltiplas mãos


O Crânio De Castelão
de vários autores

Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 167
Editor: Através Editora
ISBN: 9788487305740
Coleção: Através Das Letras
 
Sinopse
Castelao, de nome completo Afonso Daniel Manuel Rodríguez Castelao, admirável escritor, político e artista, morreu no exílio, longe da Galiza natal, mas o corpo encontrou, mais tarde, descanso no Panteão dos Galegos Ilustres. Quando parecia que a história se redimira das injustiças passadas, eis que o crânio da insigne personagem some. Ao dar conta do desaparecimento,
um velho catedrático de Medicina incumbe a filha e um dos seus discípulos de descobrir o paradeiro da ilustre cabeça, tarefa que os leva a atravessar o Atlântico e o Índico. Sobre o êxito da aventura nada mais se pode revelar, exceto que, a certa altura, um outro crânio aparece, pese embora a sua autenticidade seja matéria controversa e ingrediente do próprio enredo.
Folhetim rocambolesco, este romance policial foi tecido a múltiplas mãos, entrecruzando contribuições que vieram de Portugal, do Brasil, de Cabo Verde, de Timor e, claro está, da Galiza.
 
Autores
Carlos Quiroga (Galiza), Miguel Miranda (Portugal), Antón Lopo (Galiza), Bernardo Ajzenberg (Brasil), Suso de Toro (Galiza), Germano Almeida (Cabo Verde), Quico Cadaval (Galiza), Possidónio Cachapa (Portugal), Xavier Queipo (Galiza), Luís Cardoso (Timor) e Xurxo Souto (Galiza), que levaram o protagonista aos lugares mais inesperados.
 

Sem comentários: