terça-feira, 3 de setembro de 2013

Quetzal publica «O Herói Discreto», o novo romance do Prémio Nobel da Literatura 2010

Depois da publicação de O Sonho do Celta e A Civilização do Espetáculo (conjunto de ensaios sobre o estado da cultura na atualidade), a Quetzal a 20 de Setembro disponibiliza nas livrarias portuguesas a primeira tradução mundial do mais recente livro de Mario Vargas Llosa: O Herói Discreto, um extraordinário e invulgar romance que relembra os cenários, os personagens e alguns dos temas dos seus livros fundadores – a coragem, o medo e a necessidade de resistir a novas formas de injustiça e de maldade.


Género: Romance
Tradução: Cristina Rodriguez e Artur Guerra
N.º de páginas: 392
 
Sinopse
Felícito Yanaqué é um homem de cinquenta anos, respeitado pela comunidade e proprietário de uma empresa de transportes que fundou e fez prosperar na cidade de Piura, no noroeste do Peru. Sem instrução, oriundo de uma família pobre e gestor cuidadoso dos seus bens, Felícito conquistou tudo a pulso, de uma forma tranquila, discreta e constante, atributos que se poderiam também aplicar à sua personalidade. Casado, com filhos já adultos, Felícito Yanaqué mantém uma amante de longa data, exuberante beleza da cidade. E também outra relação – não de natureza sexual – com Adelaida, uma vidente cujo conselho Felícito segue quase sempre, quer se trate de negócios ou de matéria puramente pessoal ou, mesmo, íntima.
Tudo corre bem na sua cidade; tudo normal. Só que Felícito Yanaqué começa a receber cartas anónimas de extorsão; e quando a ameaça de represálias passa à concretização, Yanaqué decide resistir a tudo isto sem apoio, estoica e discretamente. Como um herói.

Sem comentários: