domingo, 15 de setembro de 2013

«Taur Matan Ruak - A Vida pela Independência», uma lição de vida

Foi noticiado esta semana que o Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, vai realizar uma visita oficial a Portugal nos próximos dias 20 e 21.

A LIDEL publicou recentemente um livro, da autoria de Maria Ângela Carrascalão, onde é.nos contado a história de vida de Taur Matan Ruak. Na obra Taur Matan Ruak - A Vida pela Independência «aprendemos a conhecer melhor os timorenses e a sua extraordinária capacidade na arte da sobrevivência», segundo a sinopse. Portanto, uma obra para quem quer conhecer melhor o percurso do antigo chefe das Forças Armadas timorenses e actual Presidente de Timor-Leste desde 20 de Maio de 2012.



Sinopse
Este livro é uma lição de vida.
Taur Matan Ruak conta-nos a sua história. Diz-nos da sua vida simples, fala-nos da sua imensa determinação em vencer ao mesmo tempo que, sem dramatismo, nos dá conta dos pedaços sofridos, dolorosos, vividos com a sabedoria de quem acredita no milagre da vida, sequiosamente sorvida em cada dia a par da aprendizagem diária de lidar e ultrapassar os obstáculos.
Taur Matan Ruak ensina-nos a importância do perdão, da tolerância, da generosidade, da lealdade e da determinação, valores apreendidos no mato.
Com a sua história aprendemos a conhecer melhor os timorenses e a sua extraordinária capacidade na arte da sobrevivência. Só essa resiliência levou a que tão pequeno povo tenha enfrentado e vencido tão poderoso inimigo.
E com o exemplo da sua vida compreendemos que podemos chegar longe, sempre, quando e como o homem quiser.
Longe, como Taur Matan Ruak quis.

Taur Matan Ruak conhece como ninguém a história do nascimento da nação timorense, que é a história da sua própria vida. Em 2012, o chefe de guerra passou a ser o garante da unidade nacional e o comandante militar passou a ser o Presidente de todos os timorenses, mas o homem continuou a ser o mesmo: um homem que gosta de respeitar e de ser respeitado, um homem cuja missão é o seu País, um homem tranquilo com a consciência de ter feito sempre o que tinha de fazer.
Carlos Gaspar
Professor Universitário
Membro da Direção e Investigador do Instituto
Português de Relações Internacionais

Maria Ângela Carrascalão
De nacionalidade timorense e portuguesa, licenciada em Direito, é docente de Direito Internacional Público na Faculdade de Direito na Universidade Nacional Timor Lorosa´e, desde janeiro de 2011. Exerceu o cargo de chefe de gabinete do Secretário de Estado da Defesa do IV Governo Constitucional da RDTL entre 2008 e 2009. Foi correspondente da Rádio SBS (Melbourne), de 2006 a 2008 e Diretora do jornal “Lia Foun”, em 2005. Foi Documentalista e Tradutora no STP-CAVR (Secretariado Técnico Pós-Comissão de Acolhimento, Verdade e Reconciliação) em 2006/2007. Em Portugal, no “Jornal Público”, foi subdiretora do Centro de Documentação (1989 a 2002) e entre 1978 e 1982 documentalista na Agência LUSA, NP e ANOP e colaboradora na SIC e no Jornal Expresso. É autora do livro “Timor, os Anos da Resistência” (2002).

Sem comentários: