quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Novos livros infantis estão a chegar às livrarias

Porque o mês de Setembro não deve ser só pautado por as crianças receberem livros escolares, eis 10 novas publicações infantis das editoras Booksmile, Kalandraka, Minutos de Leitura, Nuvem de Letras, Fábula e Bizâncio.
Greta Thunberg: Uma História Incrível
de Valentina Giannella e Manuela Marazzi
O que são as alterações climáticas? Quais são as suas consequências? Quem é a Greta Thunberg e como é que mobilizou milhões de jovens em todo o mundo a lutarem por um planeta mais verde?
Quando Greta se sentou sozinha em frente ao parlamento sueco em protesto pela inação do governo na luta contra as alterações climáticas, nada fazia crer que esse gesto viesse a ter o impacto que teve.
Greta tornou-se uma inspiração para milhões de crianças, jovens e, até, adultos. A mensagem era clara: «A nossa casa está a arder» e não podemos esperar mais para agir!
Neste livro, com capítulos curtos, linguagem acessível e direta, dados concretos e ilustrações magníficas, vais encontrar informação sobre o estado atual do planeta, as consequências das alterações climáticas, o que é que os governos podem fazer para as deter e conhecer os fundamentos em que se baseia o aviso sério de Greta e dos cientistas: É preciso agir, não daqui a dez anos, mas já! Contém também ideias essenciais sobre aquilo que podes fazer para lutares, com preparação e determinação, seguindo os valores que norteiam a construção de uma nova Nação Verde: ciência, justiça e compromisso!


A cabra Zlateh e outras histórias
de Isaac Bashevis Singer e Maurice Sendak
Escrito em 1966 e traduzido do iídiche pelo próprio autor e por Elizabeth Shub, "A cabra Zlateh e outras histórias" foi o primeiro livro infantil de Isaac Bashevis Singer. Assaz premiada e mundialmente traduzida, trata-se de uma obra recuperada que reúne sete contos tradicionais judaicos que transcorrem numa povoação de tolos. Destes, os sete anciãos que protagonizam "A neve em Chelm" são os seus tolos mais famosos. Já noutros contos descrevem-se casamentos rocambolescos - "Os pés baralhados e o noivo palerma" -, relata-se a incrível história de um jovem que imaginava estar morto - "O paraíso dos tolos" - ou a valentia de um menino - "O ardil do diabo". De um demoníaco hóspede trata "O conto da avó" e "O primeiro Shlemiel" apresenta um marido guloso e preguiçoso, culminando a obra com o heroísmo de "A cabra Zlateh".
Singer e Maurice Sendak eram judeus; nenhum deles viveu a invasão da Polónia pela Alemanha, mas ambos dedicaram parte da sua obra a recriar a cultura e as tradições das suas raízes. Estes contos mantêm o encanto da oralidade, que é aqui reforçado pelas ilustrações detalhadas de Sendak que evocam as antigas gravuras.
Um clássico com mais de 50 anos que reúne sete contos tradicionais judaicos, onde os autores recriam a cultura e as tradições das suas raízes. Com o encanto da oralidade e ao estilo das antigas gravuras.


Urso castanho, urso castanho, o que vês aqui?
de Bill Martin Jr. e Eric Carle
«- Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
- Vejo um pássaro vermelho a olhar para mim.
- Pássaro Vermelho, Pássaro Vermelho, o que vês aqui?»

O leitor é levado, logo desde o início, a continuar as perguntas e as respostas desta história, que depressa se transforma numa divertida brincadeira para pequenos e graúdos. Os traços inconfundíveis do estilo de Eric Carle dão relevo às coloridas personagens, forjadas através da técnica colagem, à medida que estas vão passando o testemunho umas às outras. Vislumbramos primeiro um Urso Castanho que, por sua vez, vê um pássaro vermelho a olhar para ele. Ao virar a página, é agora esse pássaro vermelho que aponta para um cavalo azul… E assim por diante até ao final em que uma professora vê os seus alunos a olhar para ela. Caberá a eles o desafio final ao serem encorajados a evocar todos os animais já retratados no álbum e as respetivas cores.
O colorido exuberante e a narrativa rítmica de estrutura encadeada constituem o cenário perfeito para a aprendizagem das cores e dos nomes dos animais da floresta e da quinta.


Flávio e os Dentes Assustadores
de Jarvis
O Flávio vem de uma longa família de jacarés assustadores. Orgulhoso, ele gaba-se: "OS MEUS DENTES SÃO MAIS AFIADOS QUE LÂMINAS DE BARBEAR!". Mas nem tudo é o que parece. O Flávio esconde um segredo muito GRANDE (um segredo muito pouco assustador)… História hilariante sobre jacaré que tinha apenas um talento: assustar as outras criaturas da selva com os seus dentes grandes e assustadores! Mas o que faria sem eles?

Por Aqui Não Há Crocodilos!
de Jonny Lambert
Todos muito atentos! Vamos com muito cuidado pelo atalho através da enseada sinistra e sinuosa - cheia de espinhos afiados e trepadeiras baloiçantes que podem quebrar...
Mas, pelo menos, não há´ nem um crocodilo! Ainda bem - são assustadores e estão sempre esfomeados. Espera la´... o que e´ aquilo?
Ui! Cuidado com os crocodilos escondidos nesta fabulosa e divertida história, cheia de peripécias!

Porque Não Dormem os Gatos?
de Fernanda Freitas e Sérgio Condeço
Um livro que ensina os mais pequenos a encontrar o sono perdido. Quando os gatos não conseguem dormir, tem de haver uma razão! Aprende, também tu, as regras para dormir bem. Esta noite, não há maneira de os gatos adormecerem. E ninguém sabe muito bem porquê!

Artur e as Pessoas Muito Apressadas
de Nadine Brun-Cosme e Aurélie Guillerey
Todos os dias, o Artur tem de se despachar a fazer tudo. O pai, a mãe, o professor e a auxiliar da escola dele estão sempre cheios de pressa!
Assim correm os seus dias, rodeado de pessoas muito, muito, apressadas. Até que, certa manhã, o Artur tem finalmente a oportunidade de fazer as coisas ao seu ritmo…


Elementar, Meu Caro Mendeleev
de Mark Barfield e Lauren Humphrey
Praticamente tudo no universo é constituído por apenas 92 elementos e, do alumínio ao zinco, muitos desses elementos atómicos podem ser encontrados nas nossas casas.
Neste guia divertido e fascinante - repleto de factos brilhantes acerca dos elementos que constituem tudo à nossa volta - os mais novos são convidados a junta-se ao grande detetive científico Sherlock Ohms e, por entre BD’s atómicas e experiências científicas explosivas (e fáceis de realizar), investigar os elementos da Tabela Periódica.

Bico Falante - vende tudo num instante
de Tracey Corderoy e Tony Neal
O teu banho faz poucas BOLHAS? A tua cama SALTITA pouco? Os teus cerais não são CROCANTES? Não percas tempo! Liga ao Bico Falante para os negócios mais vantajosos e imagináveis!
O Urso e o Hamster vivem uma vida perfeitamente feliz… até que um vendedor de geringonças doidas, o Bico Falante, entra nas suas vidas…
Este convence-os de que lhes falta sempre qualquer coisa. Mas será que quando finalmente tiverem tudo eles viverão mais felizes?
Um livro hilariante sobre sermos felizes com aquilo que temos.


Famílias em Construção
de Margarida Fonseca Santos
Crescer é um desafio enorme. Mas às vezes é difícil decidir que caminho devemos seguir. A Escolha É Minha é uma coleção sobre as opções que tens de tomar todos os dias com histórias de vida contadas por jovens tais como tu. Esta história, Famílias em Construção, podia bem ser a tua ou quem sabe a de alguém que conheces.

Sem comentários: