domingo, 12 de janeiro de 2020

Novos romances estão a chegar, entre eles «As Provadoras de Hitler» e «Marionetas sem fios»

As Provadoras de Hitler
de Rosella Postorino
Prússia Oriental, outono de 1943. Hitler esconde-se na Wolfsschanze – a Toca do Lobo –, o seu quartel-general oculto na floresta. As perspetivas de vencer a guerra começam a esboroar-se e os seus inimigos aproximam-se cada vez mais.
Dez mulheres são escolhidas.
Dez mulheres para provar a comida de Hitler e protegê-lo de ser envenenado.
Rosa Sauer, de 26 anos, perdeu tudo para esta guerra. Os pais morreram e o marido luta na frente russa. Sozinha e sem dinheiro, Rosa toma a fatídica decisão de deixar Berlim devastada pelos bombardeamentos para morar com os sogros no campo, em busca de refúgio. Mas uma manhã, as SS vêm dizer-lhe que foi recrutada para ser uma das provadoras de Hitler: três vezes por dia, ela e nove outras mulheres são levadas para as proximidades da Wolfsschanze, para provar as refeições do Führer. Forçadas a comer o que pode matá-las, na atmosfera turva destes banquetes perversos, as provadoras e os militares das SS traçam alianças insólitas – mas o que é insólito quando se vive no limite? E quando, na primavera de 1944, chega ao quartel o tenente Ziegler, instaurando um clima de terror, um inesperado vínculo nasce entre ele e Rosa.

O Leitor
de Bernhard Schlink
Em 1960, Michael Berg é iniciado no amor por Hanna Schmitz. Ele tem 15 anos, ela 36. Ele é apenas um adolescente. Ela é uma mulher madura, bela, sensual e autoritária. Mas este período de felicidade incerta tem um fim abrupto quando Hanna desaparece subitamente.
Só voltarão a encontrar-se anos mais tarde. Michael é estudante de Direito e Hanna está em tribunal, acusada de um crime hediondo. Enquanto a observa, o jovem percebe que, ao recusar defender-se, Hanna pode estar a guardar um segredo que ela considera mais vergonhoso do que o assassínio.
Inicia-se então uma reflexão metódica e dolorosa sobre a legitimidade de uma geração, a braços com a vergonha, julgar a geração anterior, responsável por crimes de guerra.

Não te deixarei para trás
de Linda Howard
Jina Modell trabalhava no Departamento de Comunicações de uma organização paramilitar e adorava o seu trabalho. Até ser destacada para as operações de campo como membro de uma das GO-Teams, uma unidade paramilitar de elite, para controlar um drone.
O líder da equipa, Levi, não esperava que Jina conseguisse aguentar um treino tão difícil. No entanto, ficou surpreendido quando o conseguiu e conquistou a admiração dos colegas da equipa. E o que mais o surpreendeu foi que não conseguisse parar de pensar na química e na tensão que havia entre ambos.
Entretanto, uma congressista poderosa estava a urdir planos para destruir as GO-Teams e a unidade de Levi caiu numa emboscada na Síria. A equipa saíra para uma missão enquanto Jina ficava na base para controlar o drone de vigilância, quando a base sofreu um ataque com explosivos. Os colegas pensaram que estava morta, contudo, conseguira escapar para o deserto e, naquelas condições extremas, teria de fazer com que o inimigo não a detetasse e encontrar-se com os colegas antes de os tirarem do país.
Porém, Levi nunca abandonava um soldado e muito menos a mulher valente por quem se apaixonara. Recuperaria a mulher que tinham deixado para trás, viva ou morta.

Marionetas sem fios
de Tadea Lizarbe
Atreve-te a descobrir os segredos da alma humana.
Bruna e Ada, a futura subinspetora da polícia de San Sebastián e a taquígrafa do tribunal, têm mais coisas em comum do que pensam. A Indiscreta e a Velha Conhecida, impulsos reprimidos, um lado sombrio e escondido há muitos anos que aflora quando tocam nas teclas certas... e que pode ser usado para o bem ou para o mal. Como elas, o leitor também é uma marioneta de quem move os fios desta história em que os desejos e as ansiedades podem transformar uma pessoa e levá-la para o seu lado mais sombrio. Ada e Bruna querem saber quem as manipula. Qual é o nome do seu próprio marionetista?

A Rapariga que Sobreviveu
de Leslie Wolfe
Laura testemunhou a morte da família, mas o choque apagou-lhe da memória tudo o que aconteceu nessa fatídica noite. O assassino pode ser qualquer pessoa. Enquanto a polícia procura que ela se recorde do que sucedeu, o homicida vai tentar matar a única testemunha viva do crime: ela.
Por puro instinto de sobrevivência, a menina de cinco anos escondeu- se até que os gritos acabassem. A seguir, um silêncio mortal invadiu a casa. Isto foi há quinze anos. Durante esse tempo, Laura Watson acreditou que o assassino da família se encontrava preso, aguardando a execução no corredor da morte. Mas, enquanto tenta seguir com a vida junto da família adotiva, não consegue libertar-se do medo e da incerteza de um dia se lembrar do que ocorreu. Quando uma aclamada psicóloga propõe a Laura ajudá-la a recuperar as lembranças, ela aceita, ansiosa por lançar alguma luz sobre o seu passado adormecido.
O que não sabe é que, quanto mais mergulha nas memórias, mais se torna um alvo para o assassino, que está à solta e não pode permitir que a verdade seja desvendada.

Sem comentários: